79 Sabedoria que constrói



Leitura Bíblica

“Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida.” (Provérbios 24.3 NVI)

“Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo e fiquei pensando; olhei e aprendi esta lição. “Vou dormir um pouco”, você diz. “Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco”, mas a pobreza lhe sobrevirá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado.” (Provérbios 24.30-34 NVI)


Hoje a meditação e oração me levou por alguns textos: dois salmos e o capítulo 24 de Provérbios.

Meu humor está mais para introdução de Eclesiastes com “nada tem sentido”. Então, acho que Deus resolveu me mostrar que inteligência sem sabedoria não leva a lugar nenhum, ou pior, leva para o buraco bem rápido.

Eu faço uma analogia em relação a isso. Inteligência é um motor poderoso num carro. Sabedoria é saber pilotar esse super carro. Sem sabedoria uma pessoa inteligente é como um carro de Fórmula 1 pilotado por um amador, fracasso total.

Sabedoria é a chave para o caminhar. Quando Salomão teve a oportunidade de pedir o que quisesse, pediu sabedoria a Deus.

Muitos de nós nascem equipados com um “baita motorzão de fábrica”, isso é dom de Deus. Aprender a pilotar esse motor, adquirir sabedoria para isso, exige esforço e humildade. Não é trabalho simples.

Muitos negligenciam o esforço necessário para se adquirir sabedoria. Acreditam que assim como a inteligência, ou a beleza, ela vem com o tempo. Mas não é bem assim.

A Bíblia nos mostra que Deus valoriza o trabalho e o esforço pessoal. Sabedoria se adquire no caminhar. Você aprende com seus erros – uma maneira dolorosa – ou observando os erros dos outros, assim como sugere Salomão, mas NÓS TEMOS QUE AGIR também. Deus não fará a nossa parte. Ele não tem como passar pelo nosso teste. 

Ele estará ao nosso lado. Será nosso refúgio e nosso socorro. Nosso protetor e guia. Fiel, ele cumpre a parte dele da promessa até o fim.

A nós, resta pedir sabedoria, aproveitar cada tropeço para aprender mais e ganhar mais sabedoria. E saber que cada prova é obra de Deus em nossa vida e que não há como esperar resultados extraordinários vindos de provas ordinárias.

Deus quer o melhor de cada um de nós. Trabalhe cada dia com essa certeza e confie que ele está ao seu lado te dando a sabedoria necessária para vencer os desafios.

Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Amem Shailon gosto muito de voce e seus devocionais que Deus continue te usando e te abencoando e nos abencoando

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏. Nosso Deus abençoe sempre, e muito vcs da IBNU. Tenho acompanhado os lindos e abençoados trabalhos de vcs😀🙌

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa mensagem. Deus é bom, amém

    ResponderExcluir
  4. Amém! Deus seja louvado em nossa caminhada e que tenhamos um desejo ardente para o aprendizado constante. Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏
    Grata por este devocional excelente, sem Deus na direção, não vamos a lado nenhum seguro. 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém! Muito bom ler isso hoje. Quero aprender. O mais difícil para mim é o ouvir e o acolher os conselhos que o Espírito Santo , graciosamente, me fornece ao longo da caminhada. Minha teimosia e obstinação tendem a ser meus maiores problemas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.