74 Deus age apesar de nós


Leitura Bíblica

“Por isso o SENHOR mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará: Emanuel” (Isaías 7.14 NVI)


Hoje, mais cedo, veio a mim um tema espinhoso, “bola dividida”, como diz o Sayão.

Como não sou teólogo, é um tema difícil demais. E, provavelmente, vou atrapalhar mais que ajudar. Mas, vamos em frente.

Hoje, vamos falar de uma das mães fundamentais de todo o plano de salvação de Deus.

A Bíblia nos apresenta várias mães especiais, de modo geral, improváveis – estéreis, idosas, em meio a perseguições – uma das possíveis razões para isso é deixar claro que a salvação do povo vem da ação de Deus, que acontece APESAR das fraquezas humanas. Nosso Deus é Todo-poderoso.

Não seria diferente no caso da mulher escolhida para ser mãe de seu Filho: “O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”” (Lucas 1.28)

Deus envia um anjo para comunicar a boa nova a Maria, uma garota virgem, de um vilarejo no interior da Judeia, que morava na Galileia.

Não era de família rica nem de um grande centro. Não iria se casar com um senhor da lei ou uma autoridade local. Era uma pessoa simples, numa vila simples, com uma vida simples.

“Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.” (Lucas 1.29)

Maria tinha seus medos e dúvidas. Pensar diferente é diminuir Maria. É desumanizá-la quando é necessário que Maria seja humana, sujeita aos nossos medos, erros e angústias.

Deus cumpre seus planos APESAR disso. Conjecturar que Deus precisou preparar Maria antes mesmo de ela nascer, preservando-a de qualquer pecado é considerar Maria menos humana. É acreditar que Deus e Jesus precisam de pessoas especiais e que não transformam pessoas comuns como nós.

Poderíamos levantar a questão em primeiro lugar: se isso fosse verdade, por que Deus precisaria de um nascimento? Para que?

Não creio nisso. Talvez, e digo talvez, porque não dá para saber as reais motivações divinas, Deus tenha escolhido Maria exatamente porque ela é humana, comum, normal, com medos e anseios como nós.

Talvez Maria seja o primeiro exemplo da transformação que o encontro com Jesus produz em nossas vidas. A transformação que vem da graça, que gera vida.

“Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.” (Lucas 1.38)

Ao dizer esse poderoso SIM, Maria se deixou transformar por Deus. Humana, mas transformada. Mudada pela ação do Espírito Santo.

Por que Deus precisou nascer de uma mulher e viver como ser humano é uma discussão em que não me atrevo ainda a entrar. Mas, esse amor incondicional que atinge profundamente o nosso ser e transforma vidas, esse eu posso dizer de experiência própria.

Que assim como transformou Maria, um ser humano como nós, Jesus transforme a vida de cada um de nós com sua presença e amor apesar de nossas dúvidas e fraquezas.

Amém.

Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. O nascimento do menino Jesus pode significar a possibilidade do nascimento de um novo homem na terra segunda a vontade de Deus. Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Amém - Creio que a simplicidade e o temor de Deus já moravam dentro do coração de Maria. Muito linda meditação para hoje, realmente a transformação em nós vasos que eram nada ou pior de desonra que foram transformados pela palavra em vasos de honra. Em breves dias seremos galardoados pelo Senhor pela sua misericórdia. Deus abençoe por estas linhas maravilhosas e, tenha mais força e audácia para entrar nos grandes assuntos escondidos no artífice do Universo. Deus sempre revelou aos humildes de coração.

    ResponderExcluir
  3. Pois eu creio que desde o início, lá quando Deus preparou a Salvação através dEle próprio, na Pessoa de Seu Filho Jesus, Deus já tinha escolhido Maria para ser uma mulher abençoada, porque dar à luz o Salvador não é um facto comum de modo nenhum. E Maria embora tenha nascido pecadora, foi e será sempre uma mulher diferente. Louvado seja o Nome do Senhor 🙏. Obrigada por este devocional que amei.

    ResponderExcluir
  4. O poder e a soberaniade de Deus é incontestável. Glória a Deus por isso. Amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.