71 Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração.
Leitura Bíblica
“Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” (Deuteronômio 6.5 NVI)
““Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus. “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.” (Mateus 22.36-38 NVI)
“Respondeu Jesus. “O mais importante é este. ‘Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.” (Marcos 12.29-30 NVI)
““O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?” Ele respondeu. “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. ”” (Lucas 10.26-27 NVI)
Desde ontem de manhã, quando fiz uma oração, estou com essa passagem na minha cabeça.
O primeiro dos dois mandamentos que resumem e sintetizam, que concentram toda a significância da Lei.
Apresentado no Antigo Testamento e reforçado por Jesus, quando visto com olhos humanos, esse mandamento parece egoísta. Uma ordem de um Deus narcisista que criou “bonecos” para seu prazer e adoração, e que coloca como principal mandamento a total subserviência.
O curioso é que muitos interpretam e entendem assim. Enxergam a exigência de adoração exclusiva e total como uma necessidade divina de possuir adoradores.
Deus é Deus, quer você o ame ou não. Quer você creia ou não. Essa é a verdade.
A partir dessa verdade, e considerando que ele é bom e quer o nosso bem, entendemos que ele não nos deixou mandamentos narcisistas ou ordens fúteis.
Há uma razão maior que coopera para o nosso bem em adorá-lo e amá-lo de todo nosso coração, com todas nossas forças e com todo nosso entendimento.
Nós somos limitados. Deus não é. Nós vivemos limitados no tempo e no espaço. Ao dedicarmos nossos esforços para ocupar todo nosso limitado ser com Deus e tudo que ele representa – alegria, esperança, amor, justiça, compaixão, misericórdia – não deixaremos nenhuma margem para que o que não é Deus participe de nós.
Quem verdadeiramente consegue cumprir com o mais importante dos mandamentos não dá espaço nem tempo para o medo, a desesperança, o desamparo ou qualquer outra coisa que não venha de Deus dominar seu coração e mente.
Deus, ao determinar que nos ocupemos plenamente dele, está nos protegendo. Ele faz isso por nós e não por ele. Não é egoísmo é altruísmo!
Mudar a perspectiva é deixar de analisar as palavras com olhares humanos, passando a vislumbrar possibilidades do que – talvez e muito talvez – sejam as intenções divinas com seus ensinamentos.
Não é possível para nós compreender Deus. Não tentemos fazer isso, é uma luta inglória. Vamos nos contentar com pequenos relances e alguns “talvez” e seguir adiante, para que, um dia, se formos dignos e agraciados, teremos a oportunidade de face a face conhecer sua Glória.
Oremos
Pai amado, estamos diante de ti.
Somos humanos e fracos.
Limitados no nosso entendimento, erramos e voltamos a errar.
Pecamos contra ti. Em ações, mas principalmente em sentimentos.
Deixamos que a dúvida, a desesperança, a incerteza, a tristeza e o rancor ocupem o nosso coração. Espaço valioso, Pai, que deveria ser totalmente dedicado a ti.
Somos humanos. Somos fracos e pecadores. Pedimos seu perdão e sua misericórdia.
Queremos nos entregar a ti e cumprir teu mandamento te amando de TODO nosso coração. Pois, sabemos que ao ocupar TODO nosso coração com AMOR a ti não teremos espaço para outros sentimentos nos dominarem, mas não conseguimos sozinhos. Precisamos de tua ajuda.
Clamamos por teu socorro. Vem Pai nos ajudar!
Volta tua face e mostra tua luz!
Afasta de nós as más influências, as pedras de tropeço, as fontes de dúvida, as vergonhas e os infortúnios!
Pai! Que as más lembranças sejam apenas isso: más lembranças! Que fiquem no passado e que não voltem sempre à memória para serem revividas nos atormentando durante nossa caminhada contigo!
Pai, cura nosso corpo das mazelas e maus tratos que nós mesmos cometemos ao longo de tantos anos de trabalho e busca desenfreada por mais e mais.
Mas, principalmente, Pai, reforça nossa vontade de seguir junto a ti; de nos aconchegar em teus braços. De caminhar contigo e com sabedoria ser guiado por tua mão.
Em nome de Jesus é o que te imploramos, Pai.
Amém.
Autor: Shailon Ian
Que está Palavra esteja em nosso coração durante toda nossa caminhada cristã!!!
ResponderExcluirGlória a Deus, amém
ResponderExcluirAmar a Deus com a nossa totalidade existencial é permitir que Cristo seja revelado em nós e por meio de nós ao mundo. Bom dia!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmem
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirNo final da vida, meu amigo, é você e Deus. Quando amamos a Deus acima de qualquer outra pessoa ou coisa, quando essa pessoa ou coisa nos for tirada, ainda teremos a quem mais amamos, pois nada pode nos separar do amor de Deus, nem a vida e nem a morte. Fiquem com Deus
ResponderExcluir🙏♥️
ResponderExcluirÓ meu Deus e meu Pai, que o meu coração possa se encher somente de Ti Senhor 🙏 Porque se Tu ocupares o meu coração, mais nada poderá ofuscar a minha fé em Ti Senhor.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir