71 Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração.


 

Leitura Bíblica

“Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” (Deuteronômio 6.5 NVI)


““Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus. “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.” (Mateus 22.36-38 NVI)

“Respondeu Jesus. “O mais importante é este. ‘Ouça, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.” (Marcos 12.29-30 NVI)

““O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?” Ele respondeu. “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. ”” (Lucas 10.26-27 NVI)


Desde ontem de manhã, quando fiz uma oração, estou com essa passagem na minha cabeça.

O primeiro dos dois mandamentos que resumem e sintetizam, que concentram toda a significância da Lei.

Apresentado no Antigo Testamento e reforçado por Jesus, quando visto com olhos humanos, esse mandamento parece egoísta. Uma ordem de um Deus narcisista que criou “bonecos” para seu prazer e adoração, e que coloca como principal mandamento a total subserviência.

O curioso é que muitos interpretam e entendem assim. Enxergam a exigência de adoração exclusiva e total como uma necessidade divina de possuir adoradores.

Deus é Deus, quer você o ame ou não. Quer você creia ou não. Essa é a verdade.

A partir dessa verdade, e considerando que ele é bom e quer o nosso bem, entendemos que ele não nos deixou mandamentos narcisistas ou ordens fúteis.

Há uma razão maior que coopera para o nosso bem em adorá-lo e amá-lo de todo nosso coração, com todas nossas forças e com todo nosso entendimento.

Nós somos limitados. Deus não é. Nós vivemos limitados no tempo e no espaço. Ao dedicarmos nossos esforços para ocupar todo nosso limitado ser com Deus e tudo que ele representa – alegria, esperança, amor, justiça, compaixão, misericórdia – não deixaremos nenhuma margem para que o que não é Deus participe de nós.

Quem verdadeiramente consegue cumprir com o mais importante dos mandamentos não dá espaço nem tempo para o medo, a desesperança, o desamparo ou qualquer outra coisa que não venha de Deus dominar seu coração e mente.

Deus, ao determinar que nos ocupemos plenamente dele, está nos protegendo. Ele faz isso por nós e não por ele. Não é egoísmo é altruísmo!

Mudar a perspectiva é deixar de analisar as palavras com olhares humanos, passando a vislumbrar possibilidades do que – talvez e muito talvez – sejam as intenções divinas com seus ensinamentos.

Não é possível para nós compreender Deus. Não tentemos fazer isso, é uma luta inglória. Vamos nos contentar com pequenos relances e alguns “talvez” e seguir adiante, para que, um dia, se formos dignos e agraciados, teremos a oportunidade de face a face conhecer sua Glória.


Oremos

Pai amado, estamos diante de ti.

Somos humanos e fracos.

Limitados no nosso entendimento, erramos e voltamos a errar.

Pecamos contra ti. Em ações, mas principalmente em sentimentos.

Deixamos que a dúvida, a desesperança, a incerteza, a tristeza e o rancor ocupem o nosso coração. Espaço valioso, Pai, que deveria ser totalmente dedicado a ti.

Somos humanos. Somos fracos e pecadores. Pedimos seu perdão e sua misericórdia.

Queremos nos entregar a ti e cumprir teu mandamento te amando de TODO nosso coração. Pois, sabemos que ao ocupar TODO nosso coração com AMOR a ti não teremos espaço para outros sentimentos nos dominarem, mas não conseguimos sozinhos. Precisamos de tua ajuda.

Clamamos por teu socorro. Vem Pai nos ajudar!

Volta tua face e mostra tua luz!

Afasta de nós as más influências, as pedras de tropeço, as fontes de dúvida, as vergonhas e os infortúnios!

Pai! Que as más lembranças sejam apenas isso: más lembranças! Que fiquem no passado e que não voltem sempre à memória para serem revividas nos atormentando durante nossa caminhada contigo!

Pai, cura nosso corpo das mazelas e maus tratos que nós mesmos cometemos ao longo de tantos anos de trabalho e busca desenfreada por mais e mais. 

Mas, principalmente, Pai, reforça nossa vontade de seguir junto a ti; de nos aconchegar em teus braços. De caminhar contigo e com sabedoria ser guiado por tua mão.

Em nome de Jesus é o que te imploramos, Pai. 

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

  1. Que está Palavra esteja em nosso coração durante toda nossa caminhada cristã!!!

    ResponderExcluir
  2. Amar a Deus com a nossa totalidade existencial é permitir que Cristo seja revelado em nós e por meio de nós ao mundo. Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. No final da vida, meu amigo, é você e Deus. Quando amamos a Deus acima de qualquer outra pessoa ou coisa, quando essa pessoa ou coisa nos for tirada, ainda teremos a quem mais amamos, pois nada pode nos separar do amor de Deus, nem a vida e nem a morte. Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  4. Ó meu Deus e meu Pai, que o meu coração possa se encher somente de Ti Senhor 🙏 Porque se Tu ocupares o meu coração, mais nada poderá ofuscar a minha fé em Ti Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.