62 Sabedoria na caminhada

 


Leitura Bíblica

“Quem anda direito teme o SENHOR, mas quem segue caminhos enganosos o despreza.” (Provérbios‬ 14.2‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

“A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem.” (Provérbios‬ 14.3‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

“Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios‬ 14.23‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

 

Hoje tive vontade de ler o livro de Provérbios. O livro tem origem no reinado de Salomão, o homem mais sábio que já existiu. Salomão teve a oportunidade de pedir o que quisesse a Deus e lhe seria dado. E a Bíblia nos conta que ele pediu sabedoria. Não pediu poder, ouro, honra ou glória. Pediu sabedoria.

Quem lê Provérbios não imagina que estes versículos já tenham sido ditos há 3000 anos. São tão atuais! Vejam os ensinamentos que Deus separou hoje para nós no capítulo 14.

Quem reconhece Deus como Senhor caminha corretamente. Muitas pessoas, inclusive nós, nos desviamos do caminho. Invariavelmente, esse desvio acontece quando nos esquecemos da existência ou da presença de Deus e nos colocamos em uma posição que não é nossa.

Tanto o desvio como o pecado surgem exatamente quando nós, humanos falhos, pequenos e insignificantes, nos colocamos na posição de deuses e acreditamos ter a possibilidade de arcar com as consequências do pecado sozinhos.

Isso é uma tolice sem fim! Raramente as consequências de um desvio ou pecado ficam circunscritas ao pecador. Veja Adão e Eva. Logo de cara, Deus nos mostra que a origem dos nossos erros está no desprezo que temos por ele. Momentâneo, na maioria das vezes, mas suficiente para tropeçarmos.

Em seguida, duas advertências poderosas sobre o falar. Eu cresci ouvindo minha mãe dizer que: “quem fala demais dá bom dia ao cavalo”. Isso é verdade. Temos que ser cuidadosos com nossas palavras. Esse é um alerta particularmente válido pra mim.

Tenho a tendência de compartilhar minhas ideias, informações, projetos e planos com várias pessoas, muitas vezes, antes da hora. Deus alerta quanto a isso: não é necessário e não agrega nada.

Da mesma forma, comentários maldosos, de crítica ou ácidos sobre determinada pessoa não traz nenhum benefício e, aliás, pode ferir mais do que qualquer agressão física. Cuidar de nossas palavras é um exemplo de sabedoria. Não basta ser inteligente se for um tolo que peca com a boca.

Por fim, de nada adiantam palavras se estão dissociadas de ação. Somente o trabalho, e trabalho duro, dedicado, levará ao sucesso. Não espere ajuda de Deus se você não fizer sua parte, Deus abomina a preguiça. Antes de qualquer coisa, Deus quer ver dedicação e comprometimento, planejamento e execução. Se tudo isso estiver alinhado com os planos dele, a recompensa virá. Pode confiar.

 

Oremos

Pai querido,

obrigado por tudo que somos e temos. Obrigado pelo sol que brilha hoje e pela noite que virá. Pelas estrelas no firmamento e pela brisa no fim do dia. Pai, tu és perfeito e com perfeição criaste tudo que existe.

Nosso entendimento é pequeno, não compreendemos teus planos nem teus desígnios, mas obrigado por ter deixado um pouco deles para nós na tua Palavra, a Bíblia. Dá-nos sabedoria para compreender teus planos para nós.

Pai, pedimos que não deixes faltar nada e que voltes tua face para cada um de nós. Que tua graça e misericórdia estejam sobre cada um de nós.

Cuida da nossa saúde também, Pai. Protege-nos da ação do inimigo, não deixas que nenhum pensamento maligno tome conta de nós, Pai.

Guia nossos passos pelo teu caminho. 

Em nome de Jesus. 

Amém.

Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.