60 Por que está tão triste, ó minha alma?



Leitura Bíblica

“Que o SENHOR te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!” (Salmos‬ 20.1‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos‬ 43.5‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬

 

Hoje passei o dia cabisbaixo, um pouco desanimado.

Talvez por ontem ter ido ao cinema à noite, o que acabou por alterar a rotina e impactou o dia todo. O fato é que hoje foi um dia pouquíssimo produtivo.

Agora há pouco estava meditando e orando quando pedi ajuda a Deus para o mês que se inicia. Já estamos chegando na metade do ano e tenho certeza de que muitos dos planos que fizemos nem se iniciaram.

Logo depois, abri a Bíblia no Salmo 20. Um presente!

E depois, no Salmo 43. Outro presente!

Sobre os textos e as leituras diárias eu gostaria de fazer um comentário: eu costumo dizer que estes textos não vêm de mim, mas de Deus.

Isso não quer dizer que eu fale com Deus, ou que eu acredite ouvir Deus falando audivelmente comigo. Não é isso. Deus é Deus e pode ser que ele resolva falar com alguém, como já fez antes, segundo a Bíblia nos conta, mas ainda não fez comigo.

O que eu faço é escrever o que sinto, o que vem do meu coração junto com o pequeno entendimento que tenho ou acho que tenho. Então, os textos são a quatro mãos, eu e Deus. O que for bom e digno de elogio, o que tocar o seu coração vem de Deus, o que não valer a pena vem do homem, no caso, eu.

Vamos ao texto.

No Salmo 43, o salmista conversa com Deus e clama por justiça.

A beleza está em reconhecer que não há espaço para dúvidas, tristeza, choro ou perturbação para aqueles que colocam a esperança em Deus.

Estes são guiados pela luz e verdade de Deus e se alegram verdadeiramente.

Vejam que salmo poderoso para se ler ao final de um dia que eu passei cabisbaixo, desanimado, cheio de coisa para fazer, mas cansado e tristonho.

O salmo me disse: você passou o dia LONGE de DEUS. Pois quem está PRÓXIMO dele não se entristece, nem desanima, nem tem dúvidas! Não se afaste dele, coloca sua esperança nele e tudo se ajeitará.

Daí vamos para o Salmo 20?

No 43 ele me diz: você passou o dia triste porque quis ficar longe de mim, mas eu vou responder a você mesmo assim!

Porque alguns confiam em carros, em cavalos, em dinheiro, mas quem confia em Deus tem a vitória. Embora hoje você tenha ficado distante, sua confiança é verdadeira.

Confie em mim, eu estou agindo e cuidarei da minha parte. Faça a sua parte, siga em frente com alegria e destemor.

Aquela segurança que somente quem tem Deus como fortaleza conhece.

Obrigado, SENHOR, por mais uma vez me lembrar o quanto preciso estar junto a ti. 

Amém.

 

Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.