454 Planos independentes de Deus


 Leitura Bíblica


“Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.”

(Gênesis 11.3-‬4 NVI‬‬‬)‬‬‬


O Gênesis não tem o propósito de mostrar a cronologia exata. Não dá pra saber quanto tempo depois do Dilúvio ocorre a história da Torre de Babel.

Mas o texto marca algumas coisas. O uso de piche e tijolos queimados para construir uma “torre” mostram a influência das culturas da região do Tigre e Eufrates na história, que eram os povos que queimavam tijolos e usavam piche na construção. A “torre” era uma construção típica, que provavelmente era um “zigurate”, conforme as escavações arqueológicas têm demonstrado.

Não é de se estranhar, Abrão é dessa região, e certamente havia vivido essa realidade cultural antes de responder ao chamado divino e seguir para a Terra Prometida. 

Mas o que me chama a atenção nessa história é a motivação: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.

Eles queriam alcançar a morada de Deus e dominar tudo. Não queriam ser submissos nem dependentes de Deus. Eles foram ousados demais! Passaram do limite.

Mas daí Deus aparece, olha o que estavam fazendo e age:

“Assim o SENHOR os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade.” (Gênesis 11.8)

Os planos de Deus não eram de uma humanidade independente.

Esse trecho me mostra também o quanto podem ser infrutíferos os projetos do homem, se eles estiverem em desarmonia com os planos de Deus. 

Várias vezes isso aconteceu em minha vida. Mobilizei amigos, investi tempo e dinheiro só para, no final, terminar pior do que havia começado. Estava totalmente desalinhado com Deus, e pior, mesmo com vários sinais e indicações, eu insistia em prosseguir independente de Deus, até ser quebrado e ver todo o esforço dispersado.

Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para perceber quando estamos trilhando um caminho apartado dos planos dele. 

Em nome de Jesus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. O ser humano longe de Deus só dá vazão ao seu coração enganoso e mau esses homens foram o maior exemplo disso.

    ResponderExcluir
  2. Somos míopes. Incapazes de enxergar um palmo a frente sem Deus. Planejarmos o agora sozinhos, não tem garantia nenhuma no resultado que deseja.os se não tiver na boa vontade de Deus

    ResponderExcluir
  3. Amém. Se eu tivesse entendido isso antes , não teria sofrido tantos danos na minha vida. O Senhor teve misericórdia de mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

369 Confio no perdão de Deus

350 A Mensagem da Salvação

352 Vivendo pelo Espírito ou pela carne?