398 Escolhas e responsabilidades

 


Leitura Bíblica


“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.  Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.” 

(1 João 4.1-‬3, ‬5 NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬



João foi um evangelho escrito mais tarde, já perto dos anos 90. Nesse tempo ele teve que lutar contra heresias do tipo gnósticas, que apoiadas na tradição grega, queriam separar Jesus em carne e espírito, dizendo que Jesus nunca veio em carne. 

Pois bem, João refuta essa teoria em seu evangelho e em suas cartas. Ele reforça e reafirma Jesus Cristo como a encarnação do Verbo. Mas, o que chamou minha atenção foi esse trecho:

“Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4.4-‬6) ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo. Isso garante a vitória. Mais ainda, somos capazes de reconhecer o espírito da verdade e o espírito do erro!

A responsabilidade por seguir o espírito do erro é nossa a partir do momento que somos capazes de identificá-lo. Se mesmo reconhecendo o caminho do erro nós o trilhamos, isso é por vontade nossa, e nossa responsabilidade. Nada nem ninguém tem controle sobre nós a não ser Deus, mas ele abriu mão disso ao nos dar o livre-arbítrio.

Sua presença conosco nos permite reconhecer e evitar o erro, mas se mesmo assim incorremos no erro, a responsabilidade é inteiramente nossa. Reconhecer isso é importante, somente assim podemos pedir perdão verdadeiramente. 

Se julgamos que erramos por culpa de alguém ou de algo ou ainda por alguma influência sobrenatural temos três problemas: o erro, a transmissão do controle para outro que não Deus e a falta de humildade para se reconhecer falho diante de Deus. E esse é o ponto central: somos fracos, falhamos e somente reconhecendo isso e nos aproximando de Deus recebemos o perdão que Deus misericordiosamente nos dá. 


Pai, obrigado pelo ensinamento de hoje. 

Obrigado por abrires meus olhos sobre a minha responsabilidade nas decisões que tomo. Obrigado por estares sempre comigo e quereres meu bem, mas permitires que eu faça minhas escolhas. 

Principalmente obrigado por me perdoares quando escolho errado, mas eu me arrependo. 

Em nome de Jesus. 

Amém. 




Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

369 Confio no perdão de Deus

352 Vivendo pelo Espírito ou pela carne?

376 Fazendo tudo com amor