385 Plano do Senhor, plano cumprido.
Leitura Bíblica
“Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR”. E assim fizeram os israelitas.”
(Êxodo 14.2, 4 NVI)
Deus tem um plano, quer usar a libertação de Israel do Egito para mostrar seu poder sobre os deuses egípcios e o próprio faraó. O povo de Israel é instrumento e deveria estar a serviço de Deus.
Deus é o protagonista no Êxodo, não Israel. Deus é soberano e toda a narrativa existe para mostrar a soberania e o poder de Deus, que age e lança mão de homens como instrumentos a seu serviço.
O povo de Israel não parece compreender isso. Veja a reação deles quando viram os egípcios: “Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já tínhamos dito a você no Egito: ‘Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios!’ Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”.” (Êxodo 14.11-12)
Deus os havia alertado sobre o que aconteceria. Mas o povo de Israel era teimoso e, mais de uma vez, durante o Êxodo, se recusou a crer e confiar em Deus. Isso lhes custaria a oportunidade de entrar em Canaã.
Mais interessante é a posição de Deus. Ele não fica nervoso nem apela... ele segue com seu plano. Ou seja, com ou sem nosso consentimento, com ou sem nossa ajuda, Deus realiza seu plano. Ele faz o que ele quer fazer, ele cumpre sua obra.
Talvez isso assuste algumas pessoas super religiosas que acreditam que sua ajuda é tão importante que, sem ela, a obra não aconteceria. Não é assim. Você e eu somos convidados a nos juntar à obra, participar dela, mas o protagonismo e o controle são de Deus. A obra é dele.
Nós, na maioria das vezes, temos que tentar atrapalhar menos.
Pai querido, obrigado pela oportunidade de participar de tua obra.
Obrigado por me usares como teu instrumento.
Pai, ajuda-me a ser dócil ao teu manejo e não fazer questionamentos tolos nem duvidar do teu poder ou do teu amor.
Em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian

Amém
ResponderExcluirBoa reflexão!
ResponderExcluirCreio no monergismo, mas aprecio a forma equilibrada que a IBNU lida com a questão
Amém 🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirRomanos 13: 2
ResponderExcluir"Portanto, todo aquele que resiste à autoridade se opõe à ordenança de Deus; e aqueles que se opuseram receberão condenação sobre si mesmos."
Desde muito cedo venho tentando aprender o que parece o contexto das pessoas descritas no Salmo 107 que se rebelaram contra a Palavra de Deus acabaram nas trevas e na morte, no calabouço da derrota e do desespero.
Continuo crendo que quando isso acontece com qualquer cristão a saída é clamar a Deus, e pedir que Ele nos livre desse tipo ato de ignorância de nós os humanos.
Por experiência, sabemos que Ele acaba nos livrando. Afinal, nunca é tarde para a misericórdia de Deus. Você pode clamar a Ele é Bom Ouvidor.
“Então clamaram ao Senhor em sua angústia, e Ele os salvou de suas angústias. Ele os tirou das trevas e da sombra da morte, e quebrou suas cadeias em pedaços” (vv. 13,14).
Obrigado pela mensagem! Que recebamos luz, vida e liberdade por sabermos invocar o Senhor, em todas circunstâncias de nossas vidas! Amém.
Algumas pessoas precisam entender que se rebelaram contra a vontade de Deus. Se isso for verdade no seu caso, invoque-o. Ele vai libertar você. Então você pode louvar ao Senhor "por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens" (v. 15).
Amém.
ResponderExcluir