355 Deus é zeloso ou misericordioso?


 Leitura Bíblica


“O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos. O SENHOR acabará com tudo o que vocês planejarem contra ele; a tribulação não precisará vir uma segunda vez.”

(Naum 1.2, ‬9 NVI‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


“O SENHOR é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.”

(Salmos 103.8-‬10 NVI‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


Que Deus é o nosso? Zeloso e vingador, com um furor terrível? Compassivo e misericordioso, paciente e cheio de amor?

Nosso Deus é tudo isso e muito mais. Ele é imponderável e seus pensamentos inexpugnáveis. Não conseguimos compreender!

Nós, do século 20, temos o nazismo como a representação do mal, da opressão de uns sobre os outros. Nos séculos 7, 8 e 9 antes de Cristo, a representação do mal era o Império Assírio. 

Eles conquistaram toda a região do Crescente Fértil até o Egito. Suas práticas eram assustadoras, cruéis, que incluíam tortura e execuções públicas. 

Antes de Naum, Deus já havia enviado Jonas para avisar do julgamento de Nínive, capital assíria, que naquele tempo, se arrependeu e foi poupada. Agora, Deus mais uma vez, alerta para o fim de Nínive, que se daria através dos babilônios. Deus avisa o que vai acontecer, deixa clara sua ação na história e no tempo, a queda dos assírios se dá de acordo com a vontade de Deus. 

No segundo texto, o salmista fala de sua experiência pessoal com Deus. Ele atesta o lado misericordioso e compassivo de Deus. 

Deus abomina as práticas abusivas, de exploração ou opressão; ele age no tempo e na história, sem interferir no livre arbítrio humano. Da mesma forma, Deus é misericordioso com aqueles que se aproximam com o coração contrito, quebrantados, pedindo seu perdão. 

Não sejamos outra Nínive. Ao contrário, sejamos como o salmista, que se reconhece pecador e necessitado da misericórdia de Deus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

294 O que é pecar?

307 Revestindo-nos do novo de Cristo