341 Qual o seu parâmetro de sucesso?


 Leitura Bíblica

"Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas até o mar Grande, no oeste. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido."

(Josué 1.4,8 NVI)‬


Esse trecho do Antigo Testamento pode dar a impressão de que Deus está negociando com Josué, ou seja: ‘siga minhas leis e você será próspero, bem sucedido, terá sucesso.’

Hoje muitas pessoas são levadas a acreditar nisso, que seguir a lei, decorar a Bíblia, ou seguir um ritual, os levarão a ter sucesso e prosperidade no sentido de que terão posses, dinheiro e até algum poder.

Essa interpretação e a sua decorrente aplicação não parecem ter justificativa na Palavra de Deus. Vejam que um pouco antes desse verso, Deus fala com Josué sobre a morte de Moisés e a tomada das terras depois do Jordão. 

Deus, que havia separado um povo para executar seu plano de salvação, estava agora assentando esse povo numa terra já prometida aos seus antepassados. 

Mas, Deus conhece o homem, e principalmente conhece seu povo. No deserto, sem influência de nenhuma outra cultura, eles já haviam falhado com a lei, agora que não estariam mais "a sós", o risco de o povo se perder era muito maior. 

Deus orienta Josué de maneira simples e direta. Ordena que guardem a lei e a sigam. Que esse é o caminho a seguir junto de Deus.

Ele sabe que o povo é fraco e, mais uma vez, instrui sobre como proceder. Outros exemplos da forma radical com que Deus protege esse povo serão mostradas ao longo do livro, e a falha em seguir as instruções de Deus acabam por gerar períodos de grande sofrimento para o povo, culminando com a destruição do Templo em Jerusalém. 

Mas, a maior prova de que Deus não estava negociando é que mesmo com toda a desobediência de seu povo o seu plano de salvação foi cumprido. Se Deus estivesse negociando, a Bíblia terminaria nesse livro, pois alguns capítulos adiante o povo já começa a enfrentar e descumprir os desígnios de Deus. 

Nós somos assim. Buscamos humanizar Deus, dando a ele características nossas. Mas Deus não parece funcionar assim. Não há negócio, nem “toma lá, dá cá”.

Mas o que dizer das pessoas ricas e bem sucedidas que seguem a lei e o evangelho? 

Primeiro precisamos entender que não é uma relação de causa e consequência. Segundo as pessoas que seguem verdadeiramente a Cristo tem outros parâmetros de sucesso que não o dinheiro. Elas são sim bem sucedidas, mas não por causa do dinheiro ou propriedades, mas sim por desfrutar do convívio pessoal com Jesus. 

O sucesso então não é mais uma coisa desse mundo, mas sim a salvação e a vida eterna com Deus. 

Pai querido, obrigado por ter cumprido teu plano e nos salvado. 

Obrigado por não desistir de nós. 

Pai, nos dá sabedoria para continuar pelo seu caminho e cuida de nós. 

Em nome de Jesus. 

Amém. 



Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Respostas
    1. Muito bom mesmo, eu tenho aprendido muito com os teus ensinamentos a respeito da palavra de Deus, uma forma simples de explicar que fica muito fácil, pra qualquer pessoa entender, isso é que é espiritualidade, Deus continue te abençoando sempre, e te dando cada vez mais discernimento da palavra de Deus, pra nos ensinar.

      Excluir
    2. Amém! Obrigado pelas palavras gentis!

      Excluir
  2. Sempre há confusão com o sucesso no Reino. Sem dúvida que não há maior sucesso em desfrutar momento a momento da comunhão com Jesus. Abraço apertado e fraterno🙏

    ResponderExcluir
  3. O sucesso ou as riquezas na terra são sempre motivo de discórdia entre as pessoas e afastam de Deus. Que possamos enxergar a verdadeira riqueza que Deus nos dará eternamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, não sei se sempre, mas quase sempre. O sucesso e a prosperidade financeira não deveria ser um problema, a questão é que não raro o sucesso traz um sentimento de autosuficiencia que nos afasta de Deus. O sucesso bom é o sucesso com submissão, é usar o excesso de recursos para Deus e não para si. Não é fácil e por isso muitos falham.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

307 Revestindo-nos do novo de Cristo

298 Por que nos aproximamos de Deus?