326 Evangelho e escravidão?

 



Leitura Bíblica

 

“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.” (Colossenses 3.22 NVI)

 

Por diversas vezes, essa passagem da carta aos colossenses tem sido utilizada pelas pessoas que atacam a Bíblia como sendo uma defesa da escravidão.

Utilizam o versículo fora de contexto para afirmar que Paulo, e consequentemente, Cristo defendiam a escravidão. É muita tolice ou muita maldade.

Paulo está escrevendo algumas regras para uma vida santa, para que todos alcancem a glória. Lá ele diz que todos terão uma nova vida.

"Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos." (Colossenses 3.11)

Jesus não veio para lutar contra Roma, ele veio para nos perdoar e salvar. Paulo também não tinha a missão de lutar contra Roma, mas de espalhar a Palavra de Deus entre os gentios.

Vários séculos depois a ética judaico-cristã acabou prevalecendo, e a escravidão foi sendo abolida nos ambientes cristãos.

Então, se Paulo não está defendendo a escravidão, o que ele está fazendo?

A escravidão era um sistema estabelecido naquela época. Então, Paulo está orientando o escravo a viver a vida cristã no meio desse sistema. Ou seja, Paulo escreve e se preocupa com a vida e a salvação do escravo; esse escravo que era visto como uma coisa, um objeto pela sociedade.

O simples fato de um cidadão romano e judeu escrever para os escravos já era uma revolução.

Hoje também temos problemas e segregação. O texto de Paulo ainda se aplica. Se o nosso objetivo é a vida eterna devemos manter um viver santo, manter o foco em Deus.

Pai amado, esteja conosco e nos guie.

Auxilia-nos em um viver santo, que não afronte a ti.

Cuida de nós em cada passo dessa caminhada.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

307 Revestindo-nos do novo de Cristo

298 Por que nos aproximamos de Deus?