281 Sejam como criança!

 


Leitura Bíblica

“e disse: “Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.” (Mateus‬ 18.3-5‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Busquem o SENHOR, todos vocês, os humildes da terra, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do SENHOR.” (Sofonias‬ 2.3‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem me veio a passagem de Mateus, hoje do livro de Sofonias. Ambas falam em humildade.

Sofonias escreveu em Judá num tempo tomado pela idolatria, provavelmente antes das reformas do rei Josias. Naquele tempo o que se tem na Bíblia é que o povo tinha se afastado de Deus e passado a confiar mais em si mesmo e nos deuses pagãos.

Sofonias vem alertar Judá do perigo que o orgulho do povo estava causando e clama para que se voltem novamente ao único que pode liderar Israel.

Humildade aqui tem o sentido de se deixar guiar e ser liderado por alguém maior: Deus. De compreender sua posição na ordem das coisas, como a coroa da criação na terra, mas, ainda assim, submisso a Deus.

O alerta não foi seguido e o que se viu foi o segundo exílio babilônico. Centenas de anos depois Jesus faz o mesmo alerta: sejam humildes, deixem-se ser educados e guiados, reconheçam que há um Deus acima de vocês.

Infelizmente, essas palavras foram utilizadas de modo equivocado para colocar alguns acima de outros e não como ensinamento de igual humildade perante Deus, o único que realmente é superior.

A Palavra de Deus foi utilizada para legitimar reis, tiranos e os mais diversos atos de selvageria que vão completamente contra o ensinamento de Jesus: sejamos como crianças.

Humildes, alegres, sem maldade. Vamos sorrir mais. Perguntar mais. Aprender mais. Que a criança dentro de cada um de nós vença o adulto orgulhoso que nos tornamos.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam