265 O julgamento eterno e a salvação



Leitura Bíblica

““Agora, porém”, declara o SENHOR, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.””  (Joel‬ 2.12‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O profeta Joel aqui fala do final dos tempos, um momento futuro, escatológico em que Deus, na sua glória, virá para julgar e resgatar a todos.

O julgamento divino é um assunto curioso na Bíblia. Há momentos em que ele é desejado, temos vários textos, inclusive alguns salmos, que clamam pelo julgamento de Deus. Havia a certeza de que um Deus justo resgataria o salmista e o livraria das garras dos ímpios e de seus inimigos.

Mas há momentos em que esse julgamento é muito temido. Quem será salvo, afinal? Quem escaparia do julgamento do Deus justo, numa terra tomada pela idolatria e contaminada por costumes em desacordo com o que Deus apresentava?

O julgamento final, embora desejado, é temido.

Será que se o julgamento demorar mais, significa mais tempo para, de alguma forma, conseguir aliviar a pena, ou o fardo? O tempo, nesse caso, de nada serve.

Eu não entendo assim. A analogia que faço é a de uma travessia. Estamos cruzando um lago, cada um com um fardo de algodão nas costas.

Se cruzarmos sozinhos o fardo apenas ficará mais pesado. Não há nada que possamos fazer para aliviar nosso próprio fardo. Podemos nos juntar em comunidade e um apoiar o fardo do outro, isso ajudará na travessia, ou seja, nós conseguimos aliviar o fardo do nosso irmão. Mas, no fim, somente Deus consegue remover o fardo e nos retirar da água. E ele faz isso por sua misericórdia e infinita bondade. Somente ele pode nos salvar, como fez em Cristo.

O mais legal, para mim pelo menos, é que Deus quer tirar todos os fardos e todos da água. Basta aceitarmos sua presença, perdão e ajuda a nós concedidos. 

Pai, ajuda-nos a aceita tua salvação e livra-nos do julgamento eterno. Em nome de Jesus. Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam