260 Domínio próprio e o desejo de controle


Leitura Bíblica

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas‬ 5.22-23‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


“Domínio próprio”. Isso chamou minha atenção. Autocontrole. Manter-se no comando de suas ações e decisões independentemente da situação, da pressão, do stress.

Não “explodir” quando “aquela palavra” é dita, ou porque determinada pessoa chegou na reunião, ou ainda porque uma vontade sua não foi atendida.

Algumas pessoas fazem isso facilmente. Outras, como eu, demoram anos e anos para conseguir aprender ou desenvolver um pouquinho.

Curiosamente o ser humano nasce com a “necessidade de controlar” instalada. Em alguns, vem com a capacidade máxima (eu!) e, em outros, nem tanto.

Mais curioso ainda é quando acontece o que aconteceu comigo: uma necessidade tremenda de controlar associada a uma dificuldade enorme em ter autocontrole.

Pegadinhas de Deus?

Eu me recordo que com 12-13 anos comecei a ler livros de auto ajuda/relacionamentos do tipo – “como fazer amigos...”, “os 7 hábitos...”, “o maior vendedor...”, eu lia de tudo e, para piorar, eu usava as personagens dos livros como modelos – Sherlock Holmes era um deles – mas, o mais curioso é que com essa idade eu fiz uma lista com 10 objetivos que cobririam toda minha vida.

Ou seja, com apenas 12-13 anos, eu queria ter controle tal da situação que me achava capaz de planejar os 60-70 anos seguintes!

E para piorar, eu segui e guardei essa lista até os 30 anos!

Nessa luta para controlar e atingir esses objetivos – nenhum simples, pois já era megalomaníaco naquela idade – eu acabei por não desenvolver uma série de características que só me dei conta depois de mais velho. Uma delas, o autocontrole.

Um dos maiores elogios que recebo hoje acontece quando uma pessoa que me conhece há muito tempo fala para outra: “você não o conheceu há 15 anos. Era fogo! O cara não parava!”.

Hoje eu consigo parar. Ao desistir de controlar o mundo consegui controlar um pouco mais a mim mesmo.

Ao me encontrar verdadeiramente com Deus, compreendi que não há como lutar contra ele, mas sim que devemos agir de acordo com ele.

Para fazer isso precisamos conhecê-lo, e no processo de conhecê-lo, ele está me apresentando a mim mesmo, e a cada dia ganho mais autocontrole, numa espiral positiva de graça e paz que só Deus pode proporcionar.



Autor: Shailon Ian


Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Que bom que vc está conseguindo...🙏
    Eu também queria controlar tudo, mas meu filho mais velho (20) foi acometido por uma doença grave (leucemia) e descobri ali que não podia controlar todas as coisas. O Senhor recolheu meu filho há 7 meses, e então, tenho aprendido a controlar os sentimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te dê forças e sabedoria! É um esforço diário!
      Shailon

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam