242 Quem realmente tem a autoridade?

 


Leitura Bíblica

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” (Mateus‬ 7.24-29‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Jesus terminava seu primeiro sermão. Havia falado para uma multidão em seu conhecido Sermão do Monte. De maneira muito prática, com palavras simples, ele havia ilustrado como Deus espera que cada um viva.

Falou sobre fofoca e julgar o próximo, usou analogias bem próximas ao seu público; ele se sentou junto com eles e buscou a melhor maneira de transmitir seu ensino.

No fim foi reconhecido:

“Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” (Mateus‬ 7.28-29)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ou seja, sua simplicidade foi um contraste à formalidade dos sacerdotes e mestres da lei, e na simplicidade Jesus teve a sua autoridade reconhecida.

Não é nas roupas ou nas palavras que a autoridade reside. Mas no caráter e no coração. Ao buscar transmitir a mensagem de vida com todo seu coração, Jesus conquistou aquele povo e nos conquista até hoje.

É curioso como o único que poderia ter feito a famosa pergunta: “você sabe com quem tá falando?”, nunca tenha lançado mão dela para provar sua autoridade ou poder.

Ele, com essa autoridade, se apresenta como a rocha – firme, imutável, segura – e nela devemos estabelecer nossa morada e colocar nossas esperanças.

Sejamos prudentes e sensatos, vamos tomar o cuidado de depositar nossas esperanças em quem realmente tem autoridade e segurança para nos ajudar.


Oremos

Ajuda-me, Senhor, a fugir das aparências e de não confiar na autoridade enganosa.

Leva-me a ser simples e a confiar na autoridade do Senhor.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam