240 Quem é o meu próximo?
Leitura Bíblica
“Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver’. “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.” (Lucas 10.29-37 NVI)
No texto passado uma pergunta importante foi respondida: o que eu preciso fazer para herdar a vida eterna? A resposta:
“Ele respondeu: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ ”.” (Lucas 10.27)
Hoje a pergunta é outra. A pergunta é: Quem é meu próximo?
O especialista na Lei não parece ter dúvidas quanto à primeira parte: como amar a Deus. A dúvida dele é mais humana e prosaica: quem é o meu próximo?
Jesus então inicia a parábola do samaritano. Nela um viajante, provavelmente um judeu, é assaltado, ferido e abandonado na estrada. Ele não é socorrido por um sacerdote nem por um levita, dois entendidos da Lei e conhecedores do mandamento, mas um samaritano – que os judeus consideravam indignos e que, portanto, não herdaria a vida eterna – resgatou o viajante, cuidou dele e o colocou em local seguro.
Jesus então pergunta: quem foi o próximo? Ou seja, quem demonstrou amor: aqueles de quem se esperava muito por conhecerem a Lei, mas não se importam realmente em fazer o bem? Ou aquele que, independente de cor, raça, credo, praticou o bem e seguiu os ensinamentos de Deus?
Essa é a definição de quem ama o próximo. Que erra e acerta nessa busca, mas que tenta caminhar.
Não é todo mundo. E isso me intrigou. Por que não é todo mundo? Talvez seja porque Deus nos conheça e saiba que nós mal conseguimos amar a nós mesmos, se conseguirmos amar a nós e ao próximo já será uma vitória.
Talvez porque amar a todo mundo é uma tarefa que somente Deus, que é todo amor, consegue cumprir.
O fato é que devemos amar o nosso próximo assim como a nós mesmos.
Amém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirDeus em primeiro lugar,amor ao próximo em segundo, depois vem o resto. Pena que não conseguimos seguir essa ordem. Iremos pois a Deus tudo é possível
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAMÉM
ResponderExcluirAmém 🙌🏻
ResponderExcluir