227 O Salvador e o perdão
Leitura Bíblica
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1.1-5, 14 NVI)
“e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:” (Lucas 2.7-9, 13 NVI)
Duas narrativas do mesmo fato. Dois enfoques diferentes para a mesma experiência.
Sempre é dia de se lembrar do nascimento daquele que veio ao mundo para nos salvar, que se sujeitou à condição humana para resgatar aqueles que ele tanto amava.
Ele nos deixou duas narrativas desse momento. Uma, “histórica”, mostra a perspectiva humana do seu nascimento: a angústia de Maria e José em encontrar um lugar para ficar, o parto desassistido num estábulo, a providência divina e os sinais de Deus para os homens.
Noutra narrativa o foco é a decisão divina. Desde antes de tudo ser criado a palavra (o verbo) já havia se oferecido para se tornar carne e salvar aquele que cairia. Deus, e a Trindade, não foram surpreendidos por Adão e Eva no paraíso. A queda era conhecida e mesmo assim o livre arbítrio nos foi dado, pois lá atrás, antes de tudo a palavra já havia se manifestado e se prontificado a nos salvar.
Esse é o enfoque de João. Divino, e não, humano.
Ambos nos ajudam a entender a grandeza e a beleza do que aconteceu há dois mil e poucos anos atrás. O surgimento de um homem, 100% homem, que sentiu frio, fome, dor, medo e, ao mesmo tempo, 100% Deus, capaz de ressuscitar os mortos, criar o universo, resgatar todo aquele que nele crê.
Conversando com meus filhos sobre isso me perguntaram como que será quando Jesus voltar. Eu disse que será o reino de glória para quem for salvo. Um deles me disse: para quem fizer coisas boas? Eu respondi: não, para quem CRER em Jesus. Quem crê nele busca fazer coisas boas. Ele me disse: mas um bandido pode crer em Jesus. Eu respondi: se ele crer de verdade ele deixa de ser bandido. Deixa de cometer crimes. O problema não é fazer uma coisa errada. Para isso existe o perdão. O problema é errar, pedir perdão, repetir o erro, e repetir e repetir. Isso não é crer em Jesus, isso é abusar dele.
O perdão está cumprido por Jesus. Basta buscar e se arrepender de verdade. E começar a caminhada com ele, nosso Salvador.
Obrigado, Senhor!
Amém.
Amém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirGlória a Deus, Jesus logo vem
ResponderExcluirAssim seja
ResponderExcluir