225 É possível generosidade sem amor?

 


Leitura Bíblica

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (1 João‬ 4.8-10‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Para João o amor e Deus estão reunidos em uma única pessoa/definição.

Não há uma definição melhor e mais completa de amor do que a de Deus, que se fez carne na forma de seu filho e se ofereceu como propiciação por nós. Um amor tão puro e verdadeiro que nós não conseguimos repetir, mas devemos tentar imitar.

Não conseguimos repetir porque aquele amor é capaz de se entregar à morte, e vencê-la, para salvar seus amados. Nós não temos essa capacidade e mesmo nos atos heroicos onde o sacrifício de um salva outros, para vencer a morte ainda dependemos da misericórdia e do amor de Deus.

Mas João é enfático ao dizer que quem não ama, ou não tenta amar verdadeiramente, não conhece a Deus, pois ele é o amor.

Anteontem um irmão que ganhei de Deus me perguntou o que é generosidade.

Eu pensei e disse que generosidade é doar sem esperar nada em troca, nenhuma retribuição, nenhum agradecimento, nem mesmo reconhecimento. Para mim isso é generosidade. Repare que há como ser generoso sem ser amoroso. Há como ser caridoso sem ser amoroso. Você consegue fazer tudo isso sem verdadeiramente conhecer a Deus.

Ser amoroso, e amar verdadeiramente as pessoas, requer um passo a mais. Requer mais do que generosidade. Mais do que caridade. Requer que você esteja disposto a deixar de ser você para salvar aquele que você ama.

Deus deixou sua posição de exaltação divina e se tornou humano para nos salvar. Isso não é ser generoso. Nem caridoso. Isso é amor. Ele abriu mão de toda a glória e poder e se transformou em um de nós, sofreu e sangrou, morreu pela cruz, por amor.

Quando eu paro para meditar nisso eu vejo o quanto estou distante do amor de Deus. Ler João sempre me é doloroso, pois ele revela minha pequenez de alma. Os outros evangelistas não me assustam tanto, mas João sempre me comove e me coloca para pensar por alguns dias.

Recomendo que parem e pensem também um pouco sobre isso nesse momento. Vejamos nossa família e avaliemos o amor que sentimos por ela.

Que Deus nos ilumine e proteja.

Em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.