223 Não julguem e vocês não serão julgados.

 


Leitura Bíblica

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. (Lucas‬ 6.37-38‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Oi! Tempo agitado por aqui, graças a Deus! Muitas viagens e trabalho que são sementes lançadas para o futuro. Isso não é desculpa para a falta dos textos diários, mas uma explicação.

O que vem acontecendo é que eu leio o texto, mas preciso organizar tudo para que a mensagem fique pronto. Tenho um pouco de falta de disciplina. Eu me comprometo a me policiar mais a respeito disso.

Os estudiosos consideram o Evangelho de Lucas o terceiro dos “Evangelhos Sinóticos”. Lucas atesta na introdução de seu texto que se baseou em outros textos e narrativas para elaborar o seu escrito.

O cuidado de Lucas na organização e estruturação do texto inspirado nos presenteia com uma leitura agradável e simples. Sua intenção era apresentar Jesus e a sua Boa Nova a uma comunidade além contexto judaico, não acostumada ao conceito de um Deus único.

Lucas aqui narra o sermão do monte, e Jesus dizia para a multidão uma série de princípios morais. Esse trecho sempre me toca: “... não julguem e vocês não serão julgados...”.

Eu tinha uns 15 anos de idade e um tio meu me levou para a praia em Balneário Camboriú, de presente. Durante essas férias, a loteria acumulou, e naquelas entrevistas na TV com as pessoas que faziam as apostas, a repórter perguntava: “o que você faria se ganhasse todo esse dinheiro?”. A reportagem seguia com as respostas: “viajaria pelo mundo”, “me aposentaria”, “compraria uma fazenda”, até que uma senhora apareceu e disse: “eu doaria para vários orfanatos”. Nessa hora eu soltei uma gargalhada e disse: “fala isso agora que não ganhou, quero ver depois!”.

Então eu ganhei um aprendizado que carrego comigo até hoje, meu tio olhou pra mim e disse: “só porque você não é capaz de fazer uma coisa não significa que ninguém mais é. Quando você fala assim, está dizendo mais sobre você do que sobre ela”.

De uma vez só meu tio me ensinou sobre essa passagem inteira do Evangelho. Isso há 29 anos.

Ainda hoje emito julgamentos indevidos. Claro, sou humano, mas sempre que faço me recordo dessa noite e do meu tio e faço uma anotação mental para não repetir.


Oremos

Pai, ajuda-me a cada dia julgar menos.

A cada dia doar mais.

Sem nada esperar.

Sem nada pedir.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.