205 A Nova Aliança em Cristo

 


Leitura Bíblica

“No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.” (Levítico‬ 12.3‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O livro de Levítico é um dos livros do Pentateuco. Atribuído a Moisés, nele temos um conjunto de regras recebidas de Deus. Vários capítulos se iniciam com: “Disse o SENHOR a Moisés...”

Livros de leis existiam por toda a Mesopotâmia. O Código de Hamurabi (olho por olho, dente por dente) é um dos mais famosos. Espalhados pela região e de diferentes momentos da História, diversos tabletes de argila contêm códigos de leis e regras de conduta.

A grande diferença, entretanto, entre esses códigos e o de Levítico é Deus. Nas outras leis quem dita as regras é um imperador ou um legislador humano, no caso de Israel, quem dita as regras é Deus, e ele está acima de qualquer rei, imperador ou legislador humano.

Isso representa uma revolução, pois para os israelitas não havia ninguém isento da Lei. Todos debaixo de Deus, inclusive seus líderes, estavam sujeitos à Lei.

Então nesse código de leis surge a ordem para a circuncisão. A marca da aliança com Abraão.

Eram tempos distintos dos atuais, e eu pensei: por que não uma marca mais aparente? Por que não uma tatuagem? Ou cortar o lóbulo da orelha? Ou um furo no nariz? Um brinco de osso? Alguma coisa que fosse visível e que qualquer um conseguisse identificar de longe.

Deus não quis assim. Ele escolheu um símbolo privado, que tem a ver com a vida. Algo mais íntimo, de forma que sua aliança fosse percebida não por um brinco ou uma tatuagem, mas pelas ações de seu povo.

Desde o princípio Deus já mostrava que sua preocupação maior não era com o público, com o que é mostrado, mas com o que é vivido na intimidade com ele.

Hoje não é através da circuncisão que a aliança está estabelecida. A Nova Aliança foi estabelecida através de Cristo.

Jesus veio ao mundo, se fez homem para derrubar todos esses símbolos que tinham sido deturpados e estavam sendo utilizados para publicidade e autopromoção. A aliança com Deus tinha se corrompido, tornando-se algo “público”, mas falso.

A vinda de Jesus coloca tudo isso sob uma nova perspectiva, a aceitação de Jesus é a aliança necessária, e ela se dá no íntimo e no interior de cada um.

Reconhecer Cristo é uma experiência individual, privada, íntima e única. Não necessariamente passa pelo Batismo – muitas vezes utilizado como um evento público, externo, um “show de fé” com o pastor da moda no rio da moda, mas passa por conhecer a fonte verdadeira de água viva, e se deixar levar por ela até o Pai.

Essa é a Nova Aliança. E Cristo derramou seu sangue por nós, para que cada um de nós pudesse se aproximar e se tornar íntimo de Deus, reafirmar seu amor e lealdade.

Cristo seja louvado!


Oremos

Pai, não é para fora, é para dentro.

Não é para o mundo, é para mim.

Renova em mim o desejo de seguir teus passos.

Refaz em mim tua morada.

Ocupa meu coração.

Eu me entrego totalmente a ti

Faz em mim conforme tua vontade

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.