202 O pecado, a culpa e o arrependimento.



Leitura Bíblica

“Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”.” (Lucas‬ 15.2‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. (Lucas‬ 15.8-10‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Deus se alegra com o arrependimento verdadeiro. Mas ninguém deve se alegrar mais do que o próprio arrependido.

Andar com culpa é caminhar carregando um peso gigantesco nas costas. É tão pesado que você vai se curvando e não consegue mais levantar a cabeça, o olhar para frente nem se concentrar nas coisas do alto.

Culpa antes de mais nada requer a consciência de que algo não está certo. Se uma pessoa está tão desconectada com Deus e seus padrões morais estão tão distantes dos estabelecidos por Deus, ali não haverá senso de culpa, pelo menos não pelos mesmos motivos que nós nos sentimos culpados: aqueles que buscam e seguem a bússola moral divina sentem.

Todos nós já sentimos culpa. Eu já vivi anos com esse sentimento. Posso dizer que não é fácil. Eu já contei aqui da experiência que tive quando me arrependi e principalmente quando recebi o perdão.

O maior problema é voltar a errar. Voltar a sentir-se culpado. Voltar a ter que se aproximar de Deus e pedir perdão de novo, pela mesma coisa:

“Então Pai, sou eu de novo...”. Ele, lá de cima, magnânimo, onisciente – já sabe tudo que você fez e fará, olhando para você: “Sim, meu filho”, aquela voz na sua cabeça que você já ouviu...

“Então...fiz de novo...não queria, mas fiz...não vou fazer mais! Tô arrependido, dessa vez é de verdade! Me perdoa!” Deus deve rir por dentro e pensar: o que eu faço com esse “moleque”? Enquanto isso, aquele silêncio ensurdecedor... 

“Vá em paz meu filho, e não torne a pecar”

E de novo, e de novo, e de novo...

Somos muito fracos e sozinhos, ficaremos assim eternamente. Para fugir disso precisamos de ajuda, precisamos todos os dias, várias vezes ao dia, orar e pedir, implorar e clamar pela misericórdia de Deus e por sua proteção para que por agora, e só por agora, não pequemos.


Oremos

Pai, ajuda-me. 

Que por agora eu não caia em tentação e não cometa nenhum pecado contra ti.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.