201 Perdão: 70x7!

 


Leitura Bíblica

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.” (Mateus‬ 18.21-27‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Quantas vezes devo perdoar? A quem devo perdoar? Por que devo perdoar? Pedro se aproxima de Jesus e pergunta sobre o perdão. Jesus responde e exemplifica o que ele quer dizer. Quando Jesus diz 70x7, ele está dizendo que não importa quantas vezes, devemos sempre perdoar. Imediatamente ele passa à explicação contando a história do rei que perdoou uma enorme dívida de um servo e, na sequência, esse mesmo servo se recusa a perdoar uma dívida irrisória de um conservo. Ao saber disso, o rei o condena à tortura até que pague a dívida, que era tão grande, que na prática, representa tortura pelo resto de sua vida.

Jesus mostra que temos um Pai no céu disposto a perdoar todas nossas dívidas, mas temos que perdoar do mesmo jeito os nossos irmãos aqui na terra.

Isso me fez pensar. A minha dívida com Deus é enorme, do tamanho da minha vida. Minha dívida com ele vale a eternidade. Ele em sua misericórdia está sempre pronto a me perdoar, mas como ele pode me perdoar de uma dívida tão grande se eu não consigo esquecer o “pisão” no pé que levei ontem? O perdão verdadeiro, aquele que vem do coração, alivia nosso fardo, pois assim podemos nos achegar a Deus com mais tranquilidade e pedir perdão pelos nossos próprios pecados.

Outro ponto curioso no texto é que Deus não contabiliza os pecados. Em sua misericórdia ele não diz – por esses pecados aqui, vá lá e perdoe X pecados do tipo A e Y pecados do tipo B, daí você volta aqui e vemos como ficou sua conta, dependendo de como estiver... Ele não faz isso. Ele perdoa toda a dívida de uma só vez, por maior que seja, porque ele é misericordioso e porque ele é Deus, não um banqueiro de pecados.

Em contrapartida ele espera que façamos o mesmo perdoando os pecados dos outros também. Ele deseja que sejamos capazes de não guardar rancor ou amargura no coração por palavras ou ações de um irmão nosso. Ele não diz que precisamos conviver com esse irmão, mas ele espera que perdoemos verdadeiramente.

Graças a Deus eu não costumo ser rancoroso, então raramente eu guardo rancor ou me sinto ofendido por alguém ao ponto de ter que perdoar, mas nas poucas vezes que isso acontece, eu tenho uma dificuldade tremenda em esquecer e perdoar verdadeiramente. Não é fácil conceder esse perdão, Deus sabe disso. Por isso, pede esse esforço de nossa parte. Para que nós possamos valorizar a misericórdia dele para conosco quando, pela graça e de graça, formos perdoados e aceitos no convívio dos eleitos.


Oremos

Pai, perdoa os meus pecados assim como eu perdoo a quem tem pecado contra mim.

Eu te peço, em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. EU PERDOOU MAIS EU MIN AFASTO IR FARLOU SER ENCOMTRA EN OUTRO LUGAR NÃO SEI SER E JUSTO 🙏🇨🇭🇧🇷

    ResponderExcluir
  2. Tenho passado por essa situação dentro da minha casa, perdoo mas não consigo mais falar, pois me fez muito mau. Então não sou obrigada a permitir que continue né magoando. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.