200 Jesus: a ressurreição e a vida

 


Leitura Bíblica

“Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias. Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém, e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele. Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. Quando notaram que ela se levantou depressa e saiu, os judeus, que a estavam confortando em casa, seguiram-na, supondo que ela ia ao sepulcro, para ali chorar. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram?”, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles. Jesus chorou.” (João‬ 11.17-35‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Outro texto com Maria e Marta, outro texto cheio de significado. Os judeus acreditavam na ressurreição, e muitos deles criam que o espírito de alguém que morria ficava próximo ao corpo por três dias antes de afastar-se de modo definitivo.

Jesus chega quatro dias após a morte de Lázaro. E ele chega de propósito quatro dias após a morte. Em uma passagem anterior do evangelho Jesus é avisado da situação de Lázaro, mas não se move, espera o tempo devido. Quatro dias quando, até mesmo para os judeus que acreditavam em ressurreição, ela já não era mais possível.

A partir da chegada dele temos dois encontros. Primeiro com Marta. Ela é a primeira a dizer que se Jesus estivesse lá, Lázaro não teria morrido, mas ela complementa mostrando sua fé, dizendo saber que ao que ele pedir, Deus atenderá.

Jesus tranquiliza Marta e diz que Lázaro irá ressuscitar. Mas, ela entende que ele está falando de um tempo futuro, no dia do juízo, no que Jesus reitera que ele é a ressurreição e a vida e aquele que nele crê, ainda que morra viverá.

Nesse primeiro encontro temos o diálogo “teológico”. Marta, que acreditava na ressurreição no dia do juízo é confrontada com a ressurreição viva. Cristo em vida e em verdade se apresenta e tranquiliza uma irmã que lamenta a morte do irmão. Jesus está ali com um propósito. Lázaro morreu com um propósito. Ele está ali para mostrar o que está por vir, para que aqueles que têm olhos vejam e creiam. Ele sabe que será em vão. Mas ele cumprirá seu propósito.

No segundo encontro chega Maria, chorando e se joga aos pés de Jesus, falando quase o mesmo que Marta: se estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Jesus se agita no espírito com a situação e parte para a ação – chorando.

Esse encontro é mais curto e intenso. Primeiro Maria aponta a falta de Jesus como motivo para a morte de Lázaro, mas não fala de ressurreição. Para ela está acabado, só lhe resta o pranto. Maria está cercada de muitos que não criam em Jesus, e algo nessa situação toda incomodou Jesus ao ponto de ele se perturbar. E por fim Jesus chora. Nada mais humano do que chorar por alguém. Jesus o verbo encarnado, o Deus na terra chorou.

Quando eu era pequeno, era chorão. Depois, enfiei na cabeça que não podia demonstrar minhas emoções assim, facilmente. Com isso passei a suprimir o choro ou a tristeza.

Não é que eu não ficasse triste, mas não demonstrava a tristeza, por alguma razão. Eu acreditava que homem não podia ficar triste, então escondia a minha bem lá no fundo.

Lendo esse texto eu percebo que triste boboca eu fui. Jesus chorou. Se ele chorou por que qualquer um de nós, humanos mortais e miseráveis, não podemos chorar? Tivesse eu prestado atenção nessa passagem do evangelho antes, muitas dores de cabeça e gastrites teriam sido evitadas.


Oremos

Pai, cada dia tu ofereces uma oportunidade diferente de aprendizado. Em alguns aproveitamos mais, em outros, nem tanto. Ajuda-nos a tornar nossos dias cada vez mais produtivos segundo teu propósito e de acordo com tua vontade.

Temos tanto a aprender e tanto a ensinar. Está conosco, dá-nos sabedoria e discernimento em nossas palavras e ações.

Cuida de nós.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.