197 O que não exige esforço na caminhada cobra seu preço na chegada.

 


Leitura Bíblica

A leitura de hoje permanece em Provérbios. Separei três que me fizeram pensar.


“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios‬ 13.20‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se.” (Provérbios‬ 13.9‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Como é bom conseguir o que a gente deseja! Os que não têm juízo não querem abandonar o mal.” (Provérbios‬ 13.19‬ NTLH‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Andar com os sábios. Parece tão óbvio e lógico isso que soa até ridículo. Mas vamos olhar para a nossa humanidade: onde nos sentimos mais à vontade: num grupo em que somos a referência do conhecimento ou num grupo em que somos quem menos sabe, que tem mais a aprender?

Percebem a pegadinha? Nós só crescemos se andamos com aqueles mais sábios do que nós, por outro lado, ficar em um grupo de sábios causa extremo desconforto para nós.

Eu lembro de minha vida e penso que sempre fui assim, sempre gostei de ser o “sabichão”. Foi por isso que passei no vestibular.

Eu me lembro do choque e da raiva que senti. Minha vontade de fugir e desistir da faculdade no primeiro semestre. Eu estava no meio dos “sabichões” com uma diferença: eu era o que menos sabia.

A história era mais ou menos assim, eu sabia matemática, física e química, passei no vestibular por isso certo? Pois bem, de cara, tinha um campeão de Olimpíada Internacional de Matemática na minha turma, outro que além de ter passado no vestibular, tocava piano, violão e bateria, outro que falava inglês, francês e alemão e assim por diante.

Foi duro. Eu me lembro de olhar no espelho e pensar: o que estou fazendo aqui?

Mas, veja o que o Provérbio diz, era ali mesmo que eu deveria estar! E de fato em seis anos, meu conhecimento cresceu de uma maneira que dificilmente conseguiria em outro lugar.

Ficar ali, entre aqueles que sabiam mais do que eu, fez a diferença.

E é curioso, pois eu pensei em desistir. Mesmo feliz por ter alcançado o objetivo para o qual tinha me esforçado por dois anos, quase desisti. Talvez por isso o terceiro provérbio tenha chamado minha atenção. Pois mesmo feliz e satisfeito por ter conseguido o que queria, mesmo vendo tudo de bom que podia representar, eu quase desisti para voltar por um caminho que não seria o caminho adequado.

O caminho do mal é tentadoramente plano, brilhante e reto; ele promete o que não entrega, ele não exige esforço na caminhada, mas cobra seu preço na chegada.

O caminho de Deus não é plano, ele se planifica com a nossa confiança em Deus. Ele não é iluminado, ele se ilumina pelos justos que caminham por ele. Não é reto, Deus o endireita para nós. Caminhar por ele exige fé e esforço, mas as recompensas são abundantes no final.


Oremos

Pai, obrigado por não desistir de mim.

Obrigado por não permitires que eu desistisse de ti.

Daqui a pouco o ENEM vai ter início. Dá sabedoria ao meu filho para que consiga ter um desempenho de acordo com a sua preparação, tenha discernimento e compreensão das questões e tranquilidade na resolução da prova.

Pai, protege e abençoa cada um de nós.

Isso te peço por Jesus seu filho e nosso Salvador.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.