196 O mundo não depende de nós!

 


Leitura Bíblica

“A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida.” (Provérbios‬ 22.4‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


A leitura de hoje me levou a Provérbios, capítulo 22. Separei três textos que chamaram minha atenção.

O primeiro fala da humildade e do temor a Deus. Humildade em entender que não somos os responsáveis por tudo, nem que tudo está sob nosso controle. Temer a Deus é se manter conectado a ele, é ouvir e atender aos alertas que recebemos quando algo não está bem.

Eu tenho a tendência de buscar controlar tudo ao meu redor. De tempos em tempos eu me vejo tomado por “eu tenho que”, “se eu não ajudar”, “tal coisa depende de mim”, essa pressão autoimposta acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Todos temos responsabilidades, mas nada nem ninguém depende de mim na terra, todos dependemos de Deus. Ao colocar qualquer situação dependendo de mim, eu perco a minha humildade e meu temor a Deus, esqueço meu lugar e perco a perspectiva correta das coisas.

“O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora!” “Serei morto na rua!”” (Provérbios‬ 22.13)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Isso não quer dizer que eu devo ficar parado. Já que nada nem ninguém depende de mim, eu não preciso me preocupar nem trabalhar. Absolutamente! A preguiça não é de Deus! Mais de uma vez, ele nos alerta sobre o mal que a preguiça representa. Não nos preocupar significa trabalhar em paz, não ficar numa rede esperando as coisas caírem do céu.

Em momento algum, Deus se prontifica a fazer a nossa parte do trabalho. Ele nos orienta a confiar nele e a não nos preocuparmos desnecessariamente.

Entregar a Deus é trabalhar despreocupadamente sabendo que o resultado será o melhor, dentro da vontade de Deus.

“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” (Provérbios‬ 22.24-25)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Por fim esse provérbio me lembrou de mim mesmo, há um tempo atrás. Extremamente irritadiço, perdia a calma ao menor problema. Como isso faz mal! Uma vida equilibrada passa pelo bom humor e por responder com tranquilidade aos problemas cotidianos que tiram você do sério. Você é exemplo para outros e ao perder a cabeça com facilidade acaba ensinando às pessoas ao seu redor que esse comportamento é normal, quando não é.

Caminhar com Cristo exige autocontrole e é um processo de autoconhecimento. À medida que nos tornamos mais íntimos de Cristo, vamos conhecendo mais sobre nós mesmos e aprendendo a lidar com situações e problemas que em outros tempos nos tirariam do prumo.

Que essa caminhada continue com mais e mais textos e leituras bíblicas e que a cada dia eu aprenda um pouco mais de sua Palavra.

Em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.