189 Se podes? Tudo é possível ao que crê!


Leitura Bíblica

“Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.”

“Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” 

Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos‬ 9.22-24‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬


Segundo a tradição nos conta, Marcos caminhou com Pedro, e seu evangelho é construído a partir da autoridade apostólica de Pedro, do seu caminhar com Jesus. Marcos é seguramente o primeiro evangelho do Novo Testamento a ser escrito.

O ponto de vista de Pedro nos textos de Marcos é perceptível, a maioria - se não todos - os eventos narrados contam com a presença de Pedro. O próprio evangelho se inicia com o chamado dos apóstolos. Marcos também escreve para os gentios. O Jesus retratado no evangelho é um Jesus de ação, que resolve os problemas de maneira direta, sem muito rodeio.

Os textos do evangelho de hoje mostram um pouco disso. Ontem, conversando com um amigo via WhatsApp, começamos a falar sobre a existência de demônios e sua influência sobre nós. Daí, hoje esse texto do evangelho de Marcos me veio, com alguns itens curiosos. A primeira coisa que chamou minha atenção foi que havia uma multidão em torno do garoto e dos apóstolos quando Jesus retornou até eles, havia uma comoção. O pai vem e em desespero apresenta a causa a Jesus, mas com um detalhe, ele diz: "se podes..."

Fico imaginando Pedro, que tinha acabado de presenciar a transfiguração de Jesus e vislumbrado sua glória, ouvindo isso! "Se podes? Rapaz, esse é o cara! Eu acabei de ver: estava ele, Elias e Moisés batendo papo. Deus desceu e me falou. Como assim, se podes??". Acho que isso ficaria impróprio no evangelho, então, Jesus responde com mais sabedoria, mas o pai crê sem crer. Ele crê, mas precisa ver Jesus expulsar o demônio para vencer sua incredulidade.

Jesus dá o comando ao demônio para sair e ele sai. Simples assim. Vai embora. Talvez a incredulidade do pai tenha ido embora também. Mas o mais importante é a resposta de Jesus para os apóstolos: Por que nós não conseguimos? A resposta de Jesus já havia sido dada: ““Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.”” (Marcos‬ 9.23) e ele podia dizer: “porque vocês não têm fé”. Mas preferiu dizer: “esse tipo só com jejum e oração”. Que tipo?‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Talvez seja o do tipo “falta de fé”, da incredulidade. Afinal, Jesus nos ensina que para aquele que crê tudo é possível.

“E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: “O que vocês estavam discutindo no caminho?” Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior. Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.” (Marcos‬ 9.33-35)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬

“Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”. “O que vocês querem que eu faça?”, perguntou ele. Eles responderam: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.” (Marcos‬ 10.35-37)‬ ‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.” (Marcos‬ 10.45‬) ‬‬‬‬‬‬‬‬

Essa sequência também é curiosa. Depois de ter expulsado o demônio e ensinado a todos sobre a importância da fé (embora eu suspeite que a maioria não tenha entendido nada), Jesus conversa sobre o servir e o ser servido. Os apóstolos parecem não entender ainda como as coisas funcionam com Jesus e, mesmo alguns deles tendo presenciado várias maravilhas, ainda o enxergam apenas como um mestre, um rabbi de quem conseguem esconder as coisas.

No caminho, discutem um assunto mundano - quem é o maior dentre eles - não falam para Jesus, que ao chegar ao destino, começa a conversar alertando que quem quiser ser o primeiro, será o último. Mas, Tiago e João insistem em pedir um lugar especial e são repreendidos. E, por fim, Jesus diz que nem ele mesmo veio para ser servido, mas sim para servir.

Quantas vezes nós nos esquecemos disso? Quantas vezes achamos que estamos aqui para ser servido, principalmente se conseguimos algum título, posição, se somos promovidos ou eleitos para alguma função. As coisas se invertem em nossa mente e a responsabilidade é transferida. Em vez de servir, agir com simplicidade e humildade, nós várias vezes nos comportamos como os apóstolos, buscando um lugar que não é nosso.

Daí, volto à conversa que tive sobre demônios com meu amigo. Eles existem, afinal são mencionados na Bíblia. Seu papel na história não é claro para mim ainda, as vezes que são mencionados tem um papel didático claro, e são absolutamente submetidos a Deus e a seu comando - não fazem nada fora de sua alçada e obedecem exatamente ao que Deus determina - então não há uma guerra ou um embate, há submissão. Deus é o Senhor Soberano sobre todas as coisas.

Muitas vezes, os "demônios" que nos influenciam são os nossos próprios medos e imperfeições, nosso egoísmo e autossuficiência, que nos afastam de Deus e nos deixam fragilizados.

Nossa falta de fé nos enfraquece e nos torna presas fáceis para as más influências daqueles que só querem o nosso mal. Para esses, somente com jejum e oração.


Oremos

Pai querido, obrigado pelo ensinamento de hoje.

Obrigado por nos alertares e nos manteres vigilantes.

Que nossa fé em ti sejas nossa fortaleza.

Que tua sabedoria nos guie e tua mão poderosa nos proteja de todo o mal.

Isso te pedimos em nome de Jesus.

Amém


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.