188 Saindo da caverna para a luz

 


Leitura Bíblica

“Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele.” (1 Samuel‬ 22.1-2‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Essa passagem é curiosa. Davi, até então general de Saul, o rei de Israel, estava fugindo, perseguido, depois de conversar com o filho de Saul e se comprometer com ele. No caminho, ele para em uma cidade e procura um sacerdote, busca comida e pega a espada de Golias. Davi mente ao sacerdote para conseguir tais coisas, dizendo que estava a serviço do rei. Uma testemunha presencia tudo.

Saul chega na região e a testemunha conta metade da história. Diz ao rei que o sacerdote ajudou Davi, mas não fala que Davi enganou o sacerdote. O sacerdote ainda argumenta, dizendo que Davi até então era general do rei e homem de confiança dele, como ele saberia que estava fugindo? Mas Saul, não se importa e manda matar o sacerdote e a família dele. Diante da recusa dos soldados, a própria testemunha cumpre com a ordem sem sentido.

Davi continua sua fuga e vai para uma cidade próxima, chegando lá é reconhecido e com medo de ser morto, faz-se passar por louco. Escapa mais uma vez e vai para uma caverna. Era general, agora é um mentiroso fugitivo que se fez passar por doido para conseguir se manter vivo. Que esperança ele pode ter?

Curiosamente, ao saber de tudo que estava acontecendo, sua família foi até ele. Também foram até ele quem tinha dívidas, os descontentes, aqueles que estavam em dificuldades. Um general dos exércitos do rei, agora era um líder de necessitados e desvalidos. Não sei se as coisas estavam melhorando para ele.

Depois de deixar sua família em um local seguro, Davi recebe a notícia da morte do sacerdote através do único membro da família que conseguiu escapar. Davi reconhece que a responsabilidade pela morte daquela família era dele, e que aquele que o procurava também procurava o garoto, então oferece proteção para o remanescente.

Assim Davi vai formando seu time. Ele não selecionou os melhores guerreiros de Israel, nem teve como fazer isso. Não se portou de maneira altiva e sempre correta igual aos cavaleiros e heróis das histórias e contos de fadas; ele mentiu e se fez de doido, mas Davi não deixou de receber nenhum daqueles necessitados que foram até ele. Mesmo ele não tendo nada para oferecer a não ser sua coragem e sua fé em Deus.

Havia um exército no encalço dele, Davi desse ponto em diante começa a fugir com seu grupo, evitando o confronto – com isso ganhava tempo para preparar seus seguidores e conseguia mais e melhores guerreiros para seu grupo – ao mesmo tempo em que se fortalecia junto a Deus na certeza de que seu caminho como líder do povo de Israel estava traçado. Teve oportunidades de tirar a vida de Saul e por duas vezes não o fez. No momento da batalha final não participou da derrota do rei que foi general e voltou para unificar novamente Israel e inaugurar um tempo de crescimento e prosperidade.

Tudo isso começou em uma caverna, depois de mentir, passar por louco e ter um bando de miseráveis como seguidores. Quanto disso foi realmente mérito de Davi?

Em minha vida várias vezes me sinto assim, nessa mesma caverna onde Davi esteve um dia. Tudo ao meu redor parece desmoronar, aquele projeto que estava indo bem de uma hora pra outra desmorona, meu chefe resolve que eu não sirvo mais para o trabalho, aquele "amigo" meu não é tão amigo assim, e de uma hora pra outra eu me sinto sozinho. Antigamente eu me fechava na caverna e ficava lambendo as feridas e lutando com os fantasmas por dias, as vezes semanas, até que o surto de loucura passasse e então eu pudesse encarar o mundo novamente, com mais cascas, mais medos... Hoje eu busco o apoio da minha família, minha família próxima, de sangue, e minha família em Cristo, irmãos que me acompanham e sempre tem uma palavra, uma frase, um sorriso, um aceno que é o incentivo que preciso para seguir em frente, sem me fechar na caverna nem deixar que as feridas formem cascas.

Foi esse o mérito de Davi. Ele não se fechou, mas se abriu e continuou sendo Davi, ajudando quem precisava de ajuda, buscando ajuda quando ele precisava e confiando em Deus todo o tempo, tal qual encontramos em vários de seus salmos. Os tropeços e as quedas, as feridas e os machucados não formaram cascas que o afastaram do convívio humano. Mas, deixou-se ser trabalhado por Deus. E Davi continua sendo exemplo para todos nós. Três mil anos atrás, em outro mundo, muito mais rústico e violento, mas ainda sim cheio de experiências humanas muito parecidas com as que enfrentamos hoje.

Deus seja louvado por preservar para nosso crescimento exemplos como o que Davi nos deixou.


Pai querido

Não sei quantas vezes já passei pela caverna e pelo desespero de ter a sensação de estar sozinho e sem nada.

Sei apenas que mesmo nas vezes que não conhecia tua presença, tua mão poderosa, tu me resgataste.

Em tua misericórdia sempre presente, tu me deste um amigo, um irmão, alguém que me desse a esperança e o motivo para continuar e lutar.

Obrigado por não desistires de mim e por não permitires que eu desista.

Tua fortaleza e tua sabedoria são meus guias.

Que a cada dia eu consiga me submeter mais e mais à tua vontade.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.