186 Somos reconhecidos pelos nossos frutos

 


Leitura Bíblica

“Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mateus‬ 7.16-20‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Graças a Deus tivemos uma viagem abençoada e retornamos em paz. Algumas experiências gratificantes, muitos aprendizados, e que venham os frutos que ainda vamos saber e colher no tempo devido se Deus assim permitir.

O texto de hoje nos leva ao Sermão do Monte, no evangelho de Mateus. Nele Jesus se dirige à multidão e reforça o papel da Lei e da ética judaica na vida de cada um. Se antes, o mandamento era não cometer adultério, Jesus diz que o simples fato de pensar em cometer adultério já é uma violação à Lei. Ele diz ainda que amar quem nos ama é fácil e, na verdade, devemos amar quem não nos ama e orar por quem nos faz mal.

Nesse trecho, ele alerta sobre os falsos profetas. O evangelho de Mateus foi escrito para uma audiência judaica. Para eles, a figura do profeta era comum e esperada – até os dias de hoje. Jesus, por sua vez, alertava sobre os falsos profetas: como identificamos tais pessoas?

Jesus, de maneira muito simples, pede para avaliarmos não o profeta, mas os seus frutos – inclusive, aqueles que o seguem, seus discípulos – ele deixa claro que uma boa árvore não dá frutos ruins e que uma árvore ruim não dá bons frutos.

Isso era verdade naquele tempo, e hoje? Ainda é verdade? Temos tantos “profetas” – bispos, apóstolos, reverendos – uma infinidade de nomes que são utilizados para justificar uma “hierarquia” e criar uma separação da igreja. Quantos desses são verdadeiros profetas?

As Escrituras nos mostram que Jesus combatia exatamente isso – os fariseus e os saduceus – que se colocavam em posição superior por acreditarem conhecer mais e saber mais sobre as Escrituras, Jesus condenou todos esses e em sua morte, rasgou o véu do templo, dando a cada um de nós o acesso direto a Deus.

Ora, se cada um de nós, através de Jesus – o único e verdadeiro sacerdote – tem acesso a Deus, por que muitos ainda buscam “profetas” ainda hoje? Em Jesus sua obra e seu plano de salvação foram concluídos e depois dele não há mais ninguém entre nós e ele. 

Todos nós somos servos de Deus redimidos por Jesus e mediados por ele. Sem sua graça e misericórdia não passamos de frutos podres de uma árvore sem raiz, somente em Jesus estamos na árvore boa, na videira. E nós devemos dar bons frutos. O que estamos fazendo parados, ou criticando outros? Vamos viver o que Jesus ensinou: amar o próximo, pregar o evangelho de Cristo e fazer discípulos. Não vamos nos esquecer disso. É hora de agir e de dar frutos.


Pai

Obrigado por nos protegeres durante nossa viagem.

Obrigado por protegeres nossa família.

Obrigado pelos momentos de aprendizado, diversão e negócios que tivemos nessa viagem.

Obrigado pela leitura de hoje. Protege-me, Pai, na minha caminhada, pela tua Palavra. Peço que meu estudo não me faça me sentir maior ou melhor, mas sim menor e sempre pronto a servir e transmitir teus ensinamentos de acordo com tua vontade. Que seja eu sempre ramo da tua videira e não lenha lançado ao fogo.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.