184 Os planos de Deus

 


Leitura Bíblica

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias‬ 29.11‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O povo de Judá tinha sido exilado na Babilônia, estava desesperançoso. Seus líderes haviam abandonado a tutela divina e tentaram resolver as coisas ao seu modo, o resultado foi a destruição do reino e de Jerusalém.

Os profetas anunciavam isso, mas os líderes insistiam nas práticas que Deus abominava, tratando seu povo de forma desonesta e se esquecendo dos limites impostos a eles como servos de Deus e do povo.

Deus usa um povo estrangeiro, e os judeus são exilados na Babilônia.

Perceba a diferença: o reino do norte, composto pelas dez tribos de Israel, foi tomado antes, pelos assírios, e seu povo foi espalhado no reino assírio. Perderam a identidade em meio à multidão de povos e nações conquistadas pelos assírios. Os judeus foram exilados pelos babilônicos de forma mais ordenada, não perdendo sua identidade nem se misturando completamente no império.

Esse é o momento vivido por todos. Nesse momento Deus ea essa palavra de esperança através de Jeremias – que já havia previsto a tomada do templo – além de ter dado orientações ao seu povo de como eles deveriam se comportar durante o exílio, até que ele os reunisse novamente.

“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao SENHOR em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela’.” (Jeremias‬ 29.7)‬‬‬‬‬‬

“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o SENHOR, ‘e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde eu os dispersei e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei’, diz o SENHOR.” (Jeremias‬ 29.13-14‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Algumas vezes me pego tentando entender Deus.

Impossível, eu sei, mas lendo a Bíblia às vezes me questiono por que disso tudo, afinal Deus pode num estalar de dedos, num sopro ou numa palavra recomeçar tudo, mas ele prefere deixar as coisas seguirem, influenciando aqui e ali, mas nunca transformando o ser humano, sua criatura, num boneco ou num robô.

Por outro lado, se é impossível para mim entender Deus – eu certamente agiria de outra maneira se tivesse que lidar com o homem – ele dá vários exemplos ao longo da Bíblia que me conhece. Ele conhecia os planos que ele tinha para os judeus exilados na Babilônia. Ele conhece os planos que designou para mim.

Lá havia um momento de crise e falsos profetas, então Deus se posiciona de maneira clara. Aqui sou apenas eu e minhas dúvidas, e então ele mostra na história como ele atua. O Senhor deixa claro que quem conhece os planos dele para mim é ele e somente ele. Infelizmente eu não conheço esses planos.

Ao tentar entender Deus, na verdade ele me mostra que além de ser impossível compreender sua sabedoria, também é impossível antecipar seus planos.

Então como devemos agir? Como exilados que somos, aguardando o momento que seremos codados para o convívio dos eleitos. E aos exilados a recomendação é clara: buscar a prosperidade de onde estamos, pois, a nossa prosperidade depende da prosperidade de onde estamos.

Essa prosperidade de hoje é a material? Sim, mas não só ela. Hoje o que buscamos é prosperar no amor, seguindo o ensinamento que Jesus nos deixou: amando ao próximo como a nós mesmos. Assim prosperamos e tornamos nosso exílio mais próspero.

Ou seja:

Deus conhece os planos dele para mim, e eles são bons. Enquanto não sou chamado para o convívio final dos eleitos devo ter fé e amar meu irmão, melhorando o lugar onde estou agora.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.