182 Quem eu penso que sou?

 


Leitura Bíblica

“Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.” (Tiago‬ 4.13-17‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Continuei os estudos da carta de Tiago e me deparei com essa passagem. Muito curioso. Vou explicar.

Ontem estava conversando com minha esposa sobre as questões de trabalho. Dizia que não estava entendendo o que estava acontecendo. Que as coisas vinham acontecendo, ou seja, temos clientes, os projetos estão surgindo, mas os resultados não aparecem, e o aperto continua.

Comentei ainda dos inúmeros negócios que vão, vão, vão, e na hora de dar certo e “resolver” a questão financeira, dão para trás. Eu já comentei que sou um otimista e que raramente uma negativa me deixa “para baixo” ou me derruba por muito tempo. Eu sempre penso que se há algo que ainda não aconteceu é que alguma coisa melhor está a caminho.

A questão é que isso vem se repetindo e repetindo. Então, eu começo a questionar se não há algum aprendizado aí. Algo que Deus esteja querendo me mostrar. Então, a cada tropeço desses eu faço uma revisão e verifico:

- Eu fiz tudo que estava ao meu alcance?

- Eu dei tudo de mim?

- Eu tomei a melhor decisão considerando as informações que eu tinha?

Se eu respondo sim para essas três perguntas e mesmo assim o negócio não “deu certo” ou não aconteceu conforme eu esperava, eu passo a verificar quais ensinamentos eu devo tirar daquilo.

Minha teoria, e é somente minha – não tem nenhuma comprovação teológica que eu conheça – é que se eu fiz tudo que era possível e, mesmo assim, o resultado não foi o que eu esperava é porque Deus agiu e não permitiu aquele resultado. Por que?

Jó nos ensina que ele pode fazer isso apenas por ser Deus. 

Os Salmos e diversas outras passagens na Bíblia nos ensinam que ele pode fazer isso para nos ensinar alguma coisa e nos moldar.

Da mesma forma a Palavra nos mostra que o resultado que nós esperamos não é bom. Então ao evitar que isso aconteça, ele está nos preservando.

Dessa forma e considerando essa linha de pensamento passo a analisar o que vem acontecendo.

Foi isso que fiz ontem. E esse trecho de Tiago me ajudou a recolocar as coisas na perspectiva correta.

Eu tenho um ego “recheado de ímpios”. Eles têm sido mantidos sob controle à custa de muita Bíblia e oração, mas de tempos em tempos eles se libertam e “bagunçam o coreto”. Basta uma ou outra coisinha começar a dar certo que saem correndo das jaulas onde estão o meu ego e fogem ao controle.

É complicado demais simplesmente se esquecer de quem você é e o que você é. O sentimento de autossuficiência é inebriante e leva você por caminhos tortuosos e escuros que nem se percebe. As quedas são os momentos de parar e perceber que algo está errado, mas quando você é otimista não é qualquer tropeço que derruba. Percebem a enrascada?

Tiago, em sua carta, deixa claro: Quem eu penso que sou? Estou embarcando agora para uma viagem de trabalho e há alguns negócios pendentes. Não sou eu que estou fazendo nada nem eu que farei, mas sim se Deus assim permitir e quiser, a viagem trará novas e frutíferas oportunidades de negócios. Se for da vontade dele as vendas que estão pendentes se concretizarão para sua honra e não para minha.

Devagar, queda após queda vou aprendendo. Depois de hoje, os ímpios voltaram todos para jaula. Agora é vigiar para que não saiam mais de lá.


Oremos

Pai, estou embarcando para mais uma viagem de negócios.

Entrego-te os projetos em andamento, cada um deles. Que eles tenham o resultado de teu agrado para a tua glória. Que eu saiba reconhecer tua soberania sobre minha vida em cada ação e cada palavra minha. Pai, olha pelos meus filhos que ficaram em casa, cuida dos estudos e da saúde de todos. Ajuda-me com a empresa e me dá forças para administrar e orientar os negócios sob a tua liderança.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Deus tem a força que precisamos. Ele sempre nos dá vitória na fraqueza para mostrar que toda a força vem Dele.
    (2 Coríntios 12:9-10).
    Obrigado irmão Shailon Ian 🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão.. Deus continue te abençoando poderosamente em todas as áreas.. Sobre as jaulas ?? Coloca mais trancas..
    E sim ...se Deus quiser nada sairá dos trilhos..

    ResponderExcluir
  3. Amém, DEUS abençoe pelo o ensino..

    ResponderExcluir
  4. Palavra que nos reposiciona, e nos lembra quem é o piloto, e mostra que podemos confiar. O exercicio diário de uma reunião comigo e com Deus, leva cativo a rebeldia encarcerada, que inssiste em fugir. Obrigada Deus pelos seus cuidados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

52 O tolo não vê

162 Fixe os olhos no que não se vê.

167 As aparências enganam