182 Quem eu penso que sou?

 


Leitura Bíblica

“Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Em vez disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.” (Tiago‬ 4.13-17‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Continuei os estudos da carta de Tiago e me deparei com essa passagem. Muito curioso. Vou explicar.

Ontem estava conversando com minha esposa sobre as questões de trabalho. Dizia que não estava entendendo o que estava acontecendo. Que as coisas vinham acontecendo, ou seja, temos clientes, os projetos estão surgindo, mas os resultados não aparecem, e o aperto continua.

Comentei ainda dos inúmeros negócios que vão, vão, vão, e na hora de dar certo e “resolver” a questão financeira, dão para trás. Eu já comentei que sou um otimista e que raramente uma negativa me deixa “para baixo” ou me derruba por muito tempo. Eu sempre penso que se há algo que ainda não aconteceu é que alguma coisa melhor está a caminho.

A questão é que isso vem se repetindo e repetindo. Então, eu começo a questionar se não há algum aprendizado aí. Algo que Deus esteja querendo me mostrar. Então, a cada tropeço desses eu faço uma revisão e verifico:

- Eu fiz tudo que estava ao meu alcance?

- Eu dei tudo de mim?

- Eu tomei a melhor decisão considerando as informações que eu tinha?

Se eu respondo sim para essas três perguntas e mesmo assim o negócio não “deu certo” ou não aconteceu conforme eu esperava, eu passo a verificar quais ensinamentos eu devo tirar daquilo.

Minha teoria, e é somente minha – não tem nenhuma comprovação teológica que eu conheça – é que se eu fiz tudo que era possível e, mesmo assim, o resultado não foi o que eu esperava é porque Deus agiu e não permitiu aquele resultado. Por que?

Jó nos ensina que ele pode fazer isso apenas por ser Deus. 

Os Salmos e diversas outras passagens na Bíblia nos ensinam que ele pode fazer isso para nos ensinar alguma coisa e nos moldar.

Da mesma forma a Palavra nos mostra que o resultado que nós esperamos não é bom. Então ao evitar que isso aconteça, ele está nos preservando.

Dessa forma e considerando essa linha de pensamento passo a analisar o que vem acontecendo.

Foi isso que fiz ontem. E esse trecho de Tiago me ajudou a recolocar as coisas na perspectiva correta.

Eu tenho um ego “recheado de ímpios”. Eles têm sido mantidos sob controle à custa de muita Bíblia e oração, mas de tempos em tempos eles se libertam e “bagunçam o coreto”. Basta uma ou outra coisinha começar a dar certo que saem correndo das jaulas onde estão o meu ego e fogem ao controle.

É complicado demais simplesmente se esquecer de quem você é e o que você é. O sentimento de autossuficiência é inebriante e leva você por caminhos tortuosos e escuros que nem se percebe. As quedas são os momentos de parar e perceber que algo está errado, mas quando você é otimista não é qualquer tropeço que derruba. Percebem a enrascada?

Tiago, em sua carta, deixa claro: Quem eu penso que sou? Estou embarcando agora para uma viagem de trabalho e há alguns negócios pendentes. Não sou eu que estou fazendo nada nem eu que farei, mas sim se Deus assim permitir e quiser, a viagem trará novas e frutíferas oportunidades de negócios. Se for da vontade dele as vendas que estão pendentes se concretizarão para sua honra e não para minha.

Devagar, queda após queda vou aprendendo. Depois de hoje, os ímpios voltaram todos para jaula. Agora é vigiar para que não saiam mais de lá.


Oremos

Pai, estou embarcando para mais uma viagem de negócios.

Entrego-te os projetos em andamento, cada um deles. Que eles tenham o resultado de teu agrado para a tua glória. Que eu saiba reconhecer tua soberania sobre minha vida em cada ação e cada palavra minha. Pai, olha pelos meus filhos que ficaram em casa, cuida dos estudos e da saúde de todos. Ajuda-me com a empresa e me dá forças para administrar e orientar os negócios sob a tua liderança.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.



Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Deus tem a força que precisamos. Ele sempre nos dá vitória na fraqueza para mostrar que toda a força vem Dele.
    (2 Coríntios 12:9-10).
    Obrigado irmão Shailon Ian 🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão.. Deus continue te abençoando poderosamente em todas as áreas.. Sobre as jaulas ?? Coloca mais trancas..
    E sim ...se Deus quiser nada sairá dos trilhos..

    ResponderExcluir
  3. Amém, DEUS abençoe pelo o ensino..

    ResponderExcluir
  4. Palavra que nos reposiciona, e nos lembra quem é o piloto, e mostra que podemos confiar. O exercicio diário de uma reunião comigo e com Deus, leva cativo a rebeldia encarcerada, que inssiste em fugir. Obrigada Deus pelos seus cuidados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.