180 Crítica construtiva



Leitura Bíblica

“Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.

Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do SENHOR ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.” (Provérbios‬ 15.31-33)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


“A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez. ...O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência.” (Provérbios‬ 15.2,5‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje voltei ao livro de Provérbios. O capítulo 15 aborda vários temas e tem uma sequência interessante sobre o valor da disciplina, repreensão na obtenção da sabedoria e entendimento. A famosa crítica construtiva.

Nunca gostei disso. Tive e tenho uma dificuldade terrível em lidar com a crítica ao meu trabalho ou a qualquer coisa relacionada a mim. Pior ainda se eu souber que a pessoa tem razão em me criticar.

Mas, já fui pior. Houve um tempo em que eu achava que qualquer comentário era uma crítica. Daí minha cabeça ficava o tempo todo a mil, tentando varrer todas as possibilidades e antecipar todas as situações para que não viesse a tal crítica, que sempre vinha.

O tempo foi me ensinando que não é bem assim. Primeiro temos que separar as coisas. Existem os comentários genéricos e as críticas. Depois, existem críticas de quem não quer o nosso bem e das pessoas que se importam conosco. Essas últimas são as que interessam e que vão nos trazer sabedoria e crescimento.

O próprio livro de Provérbios dá essa dica: ele não diz que qualquer crítica traz sabedoria, mas apenas a crítica construtiva.

Depois que eu passei a fazer esse exercício, minha vida ficou mais simples e consegui administrar melhor os comentários e a exposição que meu trabalho gera.

Por outro lado, se eu não gosto de ouvir críticas, sou expert em fazer críticas. E nem sempre são construtivas.

Quando os “ímpios” se soltam na minha cabeça não tem muito jeito, não vai sair um comentário construtivo, uma palavra de apoio, uma crítica que se aproveite.

Isso é terrível. Porque quem critica se esquece e nunca mais se lembra da besteira que falou, mas muitas vezes quem ouviu a crítica fica com aquelas palavras guardadas para sempre.

Podem ser tijolos utilizados na construção de uma bela casa ou uma âncora que vai atrapalhar e atrasar a vida de alguém por vários e vários anos.

Os textos de hoje são um alerta. São antigos, com mais de 3000 anos de história, e ainda permanecem atuais.

Em tempos de feedback, devemos saber receber e, principalmente, saber fazer uma crítica de forma a aumentar a sabedoria nossa e de quem a estiver recebendo.


Oremos

Pai querido, ajuda-me a policiar minha mente e minha boca para que as críticas e os comentários que eu emitir sejam construtivos e alinhados com tua sabedoria.

Que eu seja fonte de crescimento e desenvolvimento dos meus irmãos e nunca leve a tristeza e o desânimo com minhas palavras.

Ajuda-me a receber bem e a progredir com as críticas que eu receber.

Abençoa e guia minha vida.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.