178 É preciso agir



Leitura Bíblica

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2 Timóteo‬ 2.15‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje li uma das cartas pastorais de Paulo. Cartas que ele deixou para seus discípulos com orientações gerais e exortações sobre como deveriam prosseguir na ausência dele.

Paulo tinha uma percepção invejável de sua missão. Ele sabia que estava tomando parte em uma mudança definitiva e tinha cocção de seu papel nessa mudança como divulgador do evangelho, da boa nova, da nova aliança.

A conexão de Paulo com Deus é tão estreita que ele sabe também que seus dias estão terminando e que ele precisa deixar orientações finais para seus companheiros de fé e de caminhada.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo‬ 1.7)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Essa carta não é longa, e alguns versículos chamaram minha atenção. Paulo fala para Timóteo não se envergonhar do seu testemunho. Lá, mais que aqui, ser cristão exigia sacrifícios e disciplina.

Ser cristão é um exercício de coragem. Coragem para agir mesmo sob condições adversas. Ser cristão é ter poder. Poder sobre si próprio e suas escolhas, é autocontrole no descontrole. Ser cristão é amar. Amar mesmo diante da possibilidade de ceder ao ódio num mundo cheio de violência, tristezas, injustiças e falhas. Ser cristão é manter o equilíbrio. Equilíbrio mental, físico, social. O mais importante, porém, é: ser cristão é agir com fé.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2 Timóteo‬ 4.7‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2 Timóteo‬ 4.18)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Tivesse Paulo se recolhido e contemplado, de nada adiantariam a coragem, o poder, o amor e o equilíbrio, dados pelo Espírito. Ser cristão exige ação – boas ações – não porque elas vão te garantir alguma salvação, mas ao contrário, por já estar salvo você é impelido a agir e viver o Reino de Deus, combatendo a injustiça, iniquidade e frieza humana.

Não fosse essa ação de Paulo e tantos outros, o propósito e a percepção correta da sua missão, não estaríamos hoje discutindo ou estudando a boa nova, o evangelho, a nova aliança com Deus.


Oremos

Pai querido, obrigado por nos dar a coragem necessária para agir.

Obrigado por nos capacitar e impelir à prática do bem.

Obrigado por nos acompanhar e proteger.

Que tua face misericordiosa esteja sempre voltada para nós e que tua luz seja nosso guia, que tua mão poderosa nos sustente e nos proteja.

Isso é o que te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.