178 É preciso agir
Leitura Bíblica
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15)
Hoje li uma das cartas pastorais de Paulo. Cartas que ele deixou para seus discípulos com orientações gerais e exortações sobre como deveriam prosseguir na ausência dele.
Paulo tinha uma percepção invejável de sua missão. Ele sabia que estava tomando parte em uma mudança definitiva e tinha convicção de seu papel nessa mudança como divulgador do evangelho, da boa nova, da nova aliança.
A conexão de Paulo com Deus é tão estreita que ele sabe também que seus dias estão terminando e que ele precisa deixar orientações finais para seus companheiros de fé e de caminhada.
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2 Timóteo 1.7)
Essa carta não é longa, e alguns versículos chamaram minha atenção. Paulo fala para Timóteo não se envergonhar do seu testemunho. Lá, mais que aqui, ser cristão exigia sacrifícios e disciplina.
Ser cristão é um exercício de coragem. Coragem para agir mesmo sob condições adversas. Ser cristão é ter poder. Poder sobre si próprio e suas escolhas, é autocontrole no descontrole. Ser cristão é amar. Amar mesmo diante da possibilidade de ceder ao ódio num mundo cheio de violência, tristezas, injustiças e falhas. Ser cristão é manter o equilíbrio. Equilíbrio mental, físico, social. O mais importante, porém, é: ser cristão é agir com fé.
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2 Timóteo 4.7)
“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2 Timóteo 4.18)
Tivesse Paulo se recolhido e contemplado, de nada adiantariam a coragem, o poder, o amor e o equilíbrio, dados pelo Espírito. Ser cristão exige ação – boas ações – não porque elas vão te garantir alguma salvação, mas ao contrário, por já estar salvo você é impelido a agir e viver o Reino de Deus, combatendo a injustiça, iniquidade e frieza humana.
Não fosse essa ação de Paulo e tantos outros, o propósito e a percepção correta da sua missão, não estaríamos hoje discutindo ou estudando a boa nova, o evangelho, a nova aliança com Deus.
Oremos
Pai querido, obrigado por nos dar a coragem necessária para agir.
Obrigado por nos capacitar e impelir à prática do bem.
Obrigado por nos acompanhar e proteger.
Que tua face misericordiosa esteja sempre voltada para nós e que tua luz seja nosso guia, que tua mão poderosa nos sustente e nos proteja.
Isso é o que te peço em nome de Jesus.
Amém.
Autor: Shailon Ian
Amém! Deus o abençoe!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAssim seja
ResponderExcluirASSIM SEJA AMÉM
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmém 🙌🏻
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir