176 Não é sobre quem é superior. É sobre o amor.

 


Leitura Bíblica

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Efésios‬ 5.22-27‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Confesso que esse é um dos textos nas cartas de Paulo que mais me confundiam, tanto que ontem quando vi esse texto fiquei assustado e pensei em não encarar o desafio. De todo modo, depois de muito conversar com Deus e ler bastante – foram algumas muitas páginas de leitura – acredito que eu tenha compreendido o texto, sua intenção, e porque ele é tão incompreendido. 

Vamos começar pelo final. Por que ele é incompreendido?

Exatamente pelo motivo que me levou a temer analisar o texto, e que eu já alertei e que me policio tantas vezes na leitura da Bíblia. Ele isoladamente não representa o que a Bíblia ou o autor tinha em mente. Paulo não estava escrevendo sobre o papel da mulher na sociedade, sobre empoderamento feminino ou ainda sobre qualquer outro assunto político. Ele não estava nem um pouco preocupado com isso. Éfeso e a região não estavam passando por uma revolta feminista radical nem “queria colocar as mulheres nos seus devidos lugares”. Nada disso. Ler um trecho solto da Bíblia é um perigo gigantesco, transforma palavras em armas, e pode ser utilizado para manipular e destruir reputações, pessoas, justificar sexismo e preconceitos. 

Mas se Paulo não está dizendo para a mulher ser submissa, aceitar calada toda e qualquer humilhação que receber do homem, o que ele está fazendo então?

Voltemos ao princípio da carta. Essa carta foi escrita da prisão. Muito provavelmente da prisão em Roma, quando Paulo ficou em prisão domiciliar e podia ainda pregar e receber amigos. Ela provavelmente foi escrita na mesma época que a carta aos Colossenses, pois tem menção ao mesmo portador. Ao contrário da maioria das cartas de Paulo, Efésios não responde a uma questão específica, nem trata de um problema que foi trazido até Paulo. É uma carta mais genérica, onde Paulo tem a oportunidade de trabalhar sua teologia. 

Ele faz isso desde o princípio. Vejamos:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.” (Efésios‬ 1.3-6‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” (Efésios‬ 1.7-10‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios‬ 1.11-14‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​Paulo inicia a carta com uma profissão de fé completa. Ele menciona a família de Deus e como Jesus foi fundamental para que nós pudéssemos ser admitidos nela. Esse credo é o caminho e a base para a nossa salvação, que é gratuita e fruto da misericórdia de Deus: 

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios‬ 2.8-9‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Mas se os judeus são uma comunidade unida por laços de família, os gentios são um público muito diverso, com gente de todo canto de várias raças e posições sociais. Paulo unifica e transforma todos em uma família, o melhor exemplo que ele poderia ter, pois todos os grupos e etnias tinham uma família como referência, então Paulo transforma todos não numa tribo, mas na família de Deus. 

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” (Efésios‬ 2.19-22‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​Mas ainda existiam os escravos, como lidar com os escravos? 

“Por essa razão oro, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, em favor de vocês, gentios. Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,” (Efésios‬ 3.1-2‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

​Paulo se coloca como um escravo. Ele que era cidadão romano e judeu se coloca como um escravo de Cristo em nome dos gentios, que se submete à vontade de seu senhor e por ele sofre a prisão, a dor, o martírio. Paulo mostra que ao ser escravo não há o que fazer a não ser se submeter ao seu senhor, dialogando com o contexto da época e buscando não a revolta, mas conquistar almas, levar alento e refrigério. 

“Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios‬ 5.28-29, 31-33‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Então, depois de tudo isso – somos uma família em Deus, fomos resgatados gratuitamente, somos um único corpo em Cristo. Eu mesmo, Paulo, sou um escravo, como devemos nos comportar como família de Deus? Ele não está falando como deve se comportar na rua, nos negócios, no trabalho ou no dia-a-dia, ele está dando uma referência para um grupo heterogêneo que tem a família como referência, e que foi a analogia que ele utilizou para costurar todas as ideias da carta: Deus nos uniu na família dele através de Cristo. Uma família de Deus (todos sabem o que é família), em que Cristo é o cabeça, vocês são a igreja e eu sou o servo. Tem esse comportamento: Vocês se submetam a Cristo, Cristo ama vocês e eu obedeço a Cristo.

Ok. Por que esse texto tão confuso está aqui até hoje? Ele já foi usado – e é usado – para justificar tanta coisa errada, tanta ação torta de lado a lado. Por que Deus permite que ele permaneça? Não sei tudo, mas prometo que quando me encontrar com Deus eu pergunto. 

Mas a ideia principal é que esse mesmo relacionamento entre Cristo e a igreja seja levada ao núcleo familiar. O que é mais difícil: amar como Cristo a ponto de dar a vida ou se submeter em amor? Importante lembrar que não se trata de uma anulação. É o amor que Cristo nos ensinou, tanto a homens quanto a mulheres. É o mesmo amor demonstrado de formas diferentes. Vamos aprender a cumprir os dois maiores mandamentos na prática: ame a Deus e ame ao próximo como a si mesmo. Deus nos ajude e abençoe.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.