173 Amo o SENHOR porque ele me ouviu?

 


Leitura Bíblica

“Eu amo o SENHOR, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.

Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”

(Salmos‬ 116.1, 7‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje mais cedo estava conversando com minha esposa pelo celular, e as palavras que usei foram:

“Sabe, estou trabalhando tanto e nada acontece. Nada fecha. Tudo vai, vai, vai e pufff... Dá uma sensação de impotência. Uma frustração. Uma tristeza. Vou ver se o texto de hoje ajuda.”

Não foi à toa que o Salmo 116 tenha chamado a minha atenção. No meu diálogo com a Bíblia eu falo com a Palavra e, à medida que leio, ela vai me respondendo até que um texto chama mais minha atenção. Hoje foi esse.

Num primeiro momento precisei da ajuda dos universitários. Explico – o Salmo começa assim: “Eu amo o SENHOR, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.”

‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬Minha dúvida era a dúvida bem popular: eu amo o SENHOR e por isso ele me ouviu OU ele me ouviu e por isso eu amo o SENHOR?

No primeiro caso eu condiciono Deus. Deus só escuta quem o ama. Se você não ama a Deus, esqueça, ele não vai escutar você. Já se você o ama, ele escuta.

No segundo caso, o homem é que é limitado. Ele ama a Deus porque recebeu uma dádiva. Talvez sem a dádiva não o amasse.

Lendo o Salmo vemos:

“As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do SENHOR: Livra-me, Senhor!

O SENHOR protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.

Pois tu me livraste da morte, livraste os meus olhos das lágrimas e os meus pés, de tropeçar... Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei para com o SENHOR os meus votos, na presença de todo o seu povo. ...Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei para com o SENHOR os meus votos, na presença de todo o seu povo”. (Salmos‬ 116.3-4, 6, 8, 13-14, 17-18‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

O Salmista estava perdido. Tinha certeza de que ia morrer e em desespero se lembrou de Deus, clamou por ele.

Ele não fala em amor, nem que cumpria com qualquer rito religioso. Ele diz apenas que estava morrendo. Então Deus age decisivamente e resgata o salmista, que se declara em júbilo ao SSENHOR e promete cumprir com seus votos, oferecer os sacrifícios, e se lembra de amar a Deus.

Curioso esse texto chamar minha atenção. Não estou me sentindo assim. Pelo contrário, se fosse fazer um paralelo estou mais para o Sheol que para o paraíso. Esperava que um texto de clamor, de força e exaltação me tocasse. Mas foi esse. Eu me vi nesse texto.

É fácil e simples dizer que amamos a Deus depois que ele escuta nosso clamor e atende nossa súplica. É fácil prometer ofertas e sacrifícios depois que ele nos atendeu. Isso é tão humano! Agora imagine se Deus também fosse assim? Onde estaríamos? Esse salmista teria muito provavelmente morrido – Deus falaria: primeiro me ame, depois salvo você. O salmista: primeiro me salve, depois te amo.

Não funciona assim. A Bíblia está cheia de exemplos de que Deus faz o que ele quer, pois ele é Soberano. Não há negociação. A decisão final é dele. Mas uma certeza que nós temos é que ele nos amou primeiro e o seu amor dura para sempre. 

Agora, nós podemos escolher amar, louvar e agradecer a Deus só quando ele nos atender. Ou podemos escolher amar a Deus sempre, o tempo todo, só por ele ser Deus em resposta ao seu amor.

O que muda?

Quando amamos alguém verdadeiramente nós sempre buscamos compreender as razões que levaram ela a tomar uma decisão, ou a dizer uma palavra, ou a agir de uma forma que nos incomodou.

Ao amarmos Deus, primeiro estamos cumprindo com um de seus dois maiores mandamentos, depois, passamos a ver as dificuldades e as tormentas com outros olhos, passamos a buscar o que há de bom ali, qual o aprendizado, o que Deus, que me ama e eu amo, quer me ensinar.

Ao fazer isso, o sentimento que eu disse que eu tinha vai se dissipando, e eu volto a confiar minha vida a Deus. Ele sabe o que é melhor para mim, mesmo quando eu acho que não. Ele sabe mais e me ama. E eu o amo por isso.


Oremos

Pai querido, eu te amo por me atenderes.

Por me ofereceres mais um pedacinho de tua sabedoria, um vislumbre de tua glória.

Obrigado por sempre estares comigo cuidando do meu caminho mesmo quando eu não demonstrei amor por ti.

Agradeço-te por todas as vezes que me resgataste mesmo sem eu pedir e te louvo por todas as vezes que atendeste ao meu grito de socorro.

Agradeço-te e te louvo em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.