169 O sacerdócio universal de todo o que crê



 

Leitura Bíblica 

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na Lei, porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 2.7) 



Minha meditação hoje me levou ao livro de Malaquias. O último livro do Antigo Testamento. Malaquias alerta os herdeiros de Levi que eles não estão cumprindo com seu papel e que ele irá agir e corrigir a bagunça. 

O livro é curto, mas traz uma dura crítica àqueles que regiam a vida e a sociedade: os sacerdotes. Malaquias critica as ofertas impuras, os comentários no templo, a postura dos sacerdotes e a sua moral. 

Mas, esse versículo é fundamental, pois até a vinda de Jesus, o sacerdote era o intermediário e intercessor entre os homens e Deus.  

No entanto, o homem fracassou, usou dessa prerrogativa para se tornar uma barreira entre Deus e seus filhos, chegou até mesmo a usar de uma dádiva para controlar e se exaltar buscando autopromoção. Então Deus nos revelou o sacerdócio pleno com a vinda de Jesus, o Sacerdote da linhagem de Melquisedeque. 

“E diz noutro lugar: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.” (Hebreus 5.6) 

Com Jesus não há mais essa exclusividade falha e limitada. O véu do templo se rasga, e todos aqueles que creem ganham acesso a Deus através de um único e perfeito mediador, Jesus Cristo. 

Isso confirma a incapacidade do poder do homem e esse novo sacerdócio teria o poder de mudar o mundo. Infelizmente não foi isso que aconteceu. Com o tempo, a verdadeira mensagem libertadora de Cristo foi esquecida e, de novo, o homem se posicionou entre Deus e seus filhos. Usou e usa essa falsa posição como fonte e justificativa de poder. Fez isso no passado, com os monarcas e, na esfera da religião, faz isso hoje sob diversas formas. 

Ao se colocar numa posição superior ou em alguma vantagem na interlocução com Deus, nós estamos incorrendo no mesmo erro dos sacerdotes nos tempos de Malaquias e de Jesus, esquecendo o verdadeiro sentido da Lei, olvidando o maior ensinamento de Cristo em busca de glória pessoal e autoafirmação. 

Não existe mais o sacerdócio como intermediação. O sacerdócio bíblico era antes de mais nada, um serviço. Requeria entrega, abnegação. E não dava nenhuma prerrogativa diferenciada real na intermediação com Deus. Mas, a grande novidade é que cada um de nós hoje é um sacerdote, podendo chegar a Deus diretamente, sem intermediários falhos, já que Cristo Jesus é o nosso único Sumo Sacerdote.

Oremos 

Pai querido, obrigado pelo alerta de hoje. 

Peço-te, Pai, pela liderança de minha igreja, por nossos pastores e líderes que conduzem e dirigem a IBNU bem como pelos membros em todo o mundo. 

Olha por eles, dá sabedoria e discernimento a cada um deles. 

O trabalho deles é duro, difícil, poucas vezes reconhecido, sujeito a erros e críticas. Pai cuida do coração deles, dá uma mente serena para que possam conduzir nossa igreja. 

Cuida também da saúde deles e da família de cada um, para que tenham paz e tranquilidade para cumprir com sua missão. 

Isso, Pai, peço-te em nome de Jesus. 

Amém. 


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.