166 Olhe bem: não é o que parece!

 

Leitura Bíblica 

“O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.” (Salmos 73.26) 



Hoje estava lendo esse salmo e me impressionei. É como se o salmista falasse diretamente com Deus. É como se ele e Deus estivessem lado a lado numa fogueira no deserto, só os dois em volta de um bule de café, e o salmista começasse a falar com seu amigo, seu mentor. 

Ele começa de maneira direta, reconhecendo a bondade de Deus, enquanto ele, o salmista, é fraco: Deus é bom para os puros de coração, mas eu sou fraco e quase me perdi, pois tive inveja do sucesso dos irmãos. 

Ele se abre com Deus já nos dois primeiros parágrafos: Pai, tu és bom! Eu não! Eu sou invejoso! 

Ele continua dizendo que esses irmãos não têm problemas, não ficam doentes, eles têm sucesso, embora sejam arrogantes e só pratiquem o mal. São despreocupados e aumentam mais e mais seus ganhos. 

Ele chega a comentar que achou inútil ter se mantido puro e sofrido tantas aflições. Mas quando ele vai à presença de Deus e tem o encontro com ele, compreende que a verdadeira vitória está em outro lugar. Que essa “falta de problema” e esse “sucesso” se transformam em armadilhas para aqueles que não têm Deus. E confessa: 

“Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional.” (Salmos 73.21-22) 

Quantas vezes eu não agi assim? Quantas vezes, face ao meu sofrimento e a vitória de quem eu não achava digno, eu não reagi de maneira irracional para com Deus? Mas a verdade é que se estamos com Deus, ele nos sustém e nos protege. Ele nos guia. E entender isso, aceitando a direção dele, é importante para não cairmos na armadilha do orgulho ou da soberba. 

Por isso o salmista reforça: 

“O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.” (Salmos 73.26) 

Ou seja, ele sabe que errou. Ele sabe que na dificuldade ele fraquejou. Mas tem Deus como sua força. 

Isso valia naquele tempo. Isso vale ainda mais hoje. Várias vezes fraquejei. Várias vezes achei que não ia conseguir. Várias vezes me revoltei contra Deus. Mas no fim ele estava sempre lá me apoiando e protegendo, aguardando pacientemente que eu recobrasse a razão e reorganizasse minhas expectativas para perceber o que ele desejava de mim. E nesse momento a dificuldade desaparecia, também os maus pensamentos e a inveja, pois ali minha mente passava a ter um só objetivo que era atender ao propósito de Deus na minha vida. 

Oremos 

Pai, obrigado por esta semana. 

Tudo correu bem na viagem e no trabalho. 

As inspeções, as reuniões e os deslocamentos aconteceram sem maiores sustos. Guia meu retorno para casa, Pai. Protege-me durante os voos. 

Cuida também de todos os que estão sendo afetados pelos desastres naturais e crises. 

Cuida da minha família em casa. Olha por cada um de nós. 

Isso te peço em nome de Jesus. 

Amém. 


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.