163 Assuma a responsabilidade no preparo da terra

 


Leitura Bíblica


“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes 3.1-8, 11)



Já li esse trecho de Eclesiastes e pensei sobre ele algumas vezes. O livro todo é desafiador, provocador, e o autor nos força a pensar todo o tempo com suas questões e afirmações que muitas vezes contradizem o que temos como sabedoria.

Assim, sempre que eu leio Eclesiastes eu “dou dois passos para trás” e procuro aplicar a sabedoria daquele capítulo ou trecho em minha vida. O capítulo de hoje talvez seja um dos mais comentados e fala dos “tempos” de Deus.

O autor constata que Deus em sua sabedoria criou um momento para cada coisa, cada ação. Isso reforça a soberania de Deus sobre o tempo e também marca sua justiça como perfeita e simétrica. (Talvez uma interação com o mundo grego ou egípcio no autor explique isso). O autor deixa claro que a sabedoria divina é oculta ao homem, que mesmo ansiando a eternidade não consegue compreender os desígnios de Deus. Ele conclui dizendo que a nós só nos resta usufruir do fruto do nosso trabalho enquanto vivos, pois ninguém sabe o que acontecerá depois da morte – ele não conhecia Jesus e a nova aliança.

Esse livro de sabedoria era válido naquele tempo. Mas, e hoje? O que eu posso tirar hoje quando o homem parece dominar o tempo e não mais precisa esperar o momento

de plantar ou de colher, que consegue induzir floradas e acelerar o crescimento dos animais, faz sentido em falar nos tempos de Deus?

O que chamou minha atenção foi isso: “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade“, o anseio pela eternidade. Nós temos isso dentro de nós. Queremos ser mais do que esse milissegundo na história do Universo. Precisamos disso. Sabemos que isso não é possível aqui, daí tentamos fazer o máximo o mais rapidamente possível, afinal temos uma “contagem regressiva” em andamento e a qualquer momento podemos morrer, e nossa busca pela eternidade acaba.

Viver sabendo que vai morrer, viver sabendo que não será eterno, mas ansiando a eternidade. Isso torna tudo muito lento! Como eu posso esperar pela florada do maracujá se não sei se estarei vivo até lá? Melhor induzir e antecipar. Como posso parar e acompanhar o desabrochar dessa flor se tenho uma reunião? Como? Os tempos de Deus são engolidos pela nossa ansiedade pela eternidade. Para piorar, o Senhor do tempo, ele, sim, tem a eternidade.

Veja que situação, queremos e ansiamos pela eternidade, mas vivemos um tempo finito em que tudo é mantido segundo os “tempos” de Deus, que é eterno.

Por muito tempo vivi esse dilema – tentando controlar tudo e todos – de forma que a influência de Deus nos meus projetos fosse a menor possível. Essa diferença de velocidade entre os “tempos” de Deus e os tempos que eu precisava era inaceitável e se o céu tivesse um 0800, eu teria ligado várias vezes para reclamar da demora de Deus. Eu me comportava igual ao autor de Eclesiastes, que não conhecia Jesus.

Com o tempo eu fui apresentado a Jesus Cristo, e com o estudo e a intimidade com Jesus, com a verdadeira compreensão da salvação e da vida eterna, a “ansiedade pela eternidade” terminou e os “tempos” de Deus se tornaram normais e não mais um sofrimento. O meu relógio se alinhou com o relógio de Deus. Os projetos e os planos ainda existem, a necessidade de deixar uma marca, “pegadas na areia”, também está presente, mas não há mais o sentimento de que a eternidade não será alcançada. Ao ajustar meu relógio ao relógio de Deus, planos e projetos passam a ter cada um seu tempo, e esse tempo é o tempo certo, determinado por Deus. Desde que eu tenha feito minha parte, eu não preciso mais tentar tomar questões que não são minhas para resolver na ânsia de “acelerar” os resultados que eu espero obter. Não é assim que as coisas parecem funcionar.

Perceba que alinhar seu relógio e aceitar o tempo de Deus não é adotar uma postura conformista e acomodada. Longe disso! É assumir sua responsabilidade no preparar a terra, plantar a semente, cuidar da planta e colher o fruto, mas saber que cada etapadessa tem seu próprio tempo. Se você não plantar não vai colher. Por mais alinhado que esteja com Deus.

Ressignificar a vida, alinhando sua bússola com Deus, ajuda-te a saber que está caminhando na direção correta. Reorganizar as prioridades, alinhando seu relógio com o relógio de Deus, ajuda-te a saber que está caminhando na velocidade correta. E assim poder afirmar que segue confiante para o convívio eterno dos eleitos.



Oremos Pai amado,

Nossa vida aqui é tão breve, tão rápida. Um piscar de olhos e já fomos. Nossa ansiedade muitas

vezes se transforma em açodamento que nos faz tropeçar e cair no caminho para nossa salvação.

Nossa ansiedade muitas vezes nos faz duvidar de ti e de tua providência.

Perdoa-me por todas as vezes que deixei isso acontecer na minha vida. Perdoa-me por todas as

vezes que deixei de fazer o bem a um irmão usando a pressa como desculpa.

Ajuda-me a viver orientado por ti e alinhado com o teu tempo. Que eu seja dócil à tua vontade e

tenha sabedoria na condução da minha vida.

Isso é o que te pedimos, em nome do teu filho e Salvador Jesus, Amém


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.