162 Fixe os olhos no que não se vê.

 


Leitura Bíblica


“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4.18 NVI)



Hoje a leitura foi da segunda carta aos Coríntios. Acredita-se que na verdade essa carta foi a quarta carta escrita por Paulo à igreja de Corinto. A primeira e a terceira não foram encontradas, restando as duas do cânone bíblico.

Paulo tinha um relacionamento muito estreito com a comunidade de Corinto. Na primeira carta, Paulo alerta a comunidade sobre alguns problemas que estavam acontecendo por lá. Ao que tudo indica ele visitou a cidade depois e escreveu uma “carta triste” onde ele criticava ainda mais a comunidade e uma pessoa em particular que se opunha a ele. E por fim na segunda carta aos Coríntios ele escreve depois de receber a notícia do arrependimento da comunidade e de seu retorno para o evangelho pregado por ele.

Paulo nessa carta elogia a comunidade mas, principalmente, faz uma auto avaliação de seu ministério e é nesse contexto que o versículo de hoje se insere. Nesse capítulo Paulo está dizendo que mesmo sendo fraco, por obra e graça de Deus, ele vem cumprindo com a missão de pregar o evangelho de Jesus Cristo. Deus escolhe os fracos como ele exatamente para deixar claro que o mérito é dele, de Deus, e não do homem.

“Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4.1, 7-9)

Paulo se esvazia de qualquer reconhecimento e se declara instrumento, ferramenta de Deus.

Isso foi há muitos anos, e eu não sou Paulo. Não tenho toda a Província da Ásia e a Península Itálica para evangelizar nem recebi uma mensagem direta de Deus assim como Paulo recebeu. Por que então uma carta com esse teor se mantém nas Escrituras? Para que preciso saber como Paulo se sentia a respeito de sua missão?


Talvez essa carta esteja aí para mostrar que Deus lança mão de pessoas comuns para atingir seus objetivos. Paulo diz que tinha um “espinho na carne”, mas que mesmo assim cumpria sua missão. Talvez a carta esteja aí para me lembrar que, sem WhatsApp, Internet, sem liberdade de expressão ou de culto, Paulo levou a mensagem e o evangelho a milhares de pessoas. Talvez essa carta esteja aí para me mostrar como me comportar face às dificuldades.

Não sei. Não dá para saber as razões de Deus. Mas é curioso a transformação que aconteceu na minha vida quando passei a fixar meus olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.



Oremos Pai

Como somos fracos! Basta um minuto de descuido e já estamos correndo atrás das coisas daqui e não das coisas daí. Basta duas ou três mensagens, um telefonema e objetivos e projetos são alterados e reorganizados, perdendo a sintonia contigo e voltando a se concentrar nas coisas pequenas. Pai, que cada vez mais possamos nos concentrar naquilo que realmente importa e sigamos firmes no caminho de nossa salvação.

Obrigado por nos alertares e conduzires.

Em nome de Jesus, Amém

Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

132 Deus, age em mim e não no problema.