160 Confiança total: coração e mente

 


Leitura Bíblica


“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.” (Salmos

28.7 NVI)



Hoje eu recebi um e-mail que me encheu de tristeza. Não foi depressão, mas foi tristeza por constatar que somos tão pequenos e tão frágeis. Minha tristeza vem de não poder estar ao lado de quem me enviou o e-mail para dar um abraço forte e dizer: confie! Tudo se resolverá da melhor forma! Conte com nosso ombro! Estou longe, e estava triste.

Daí agora, são oito da noite aqui, fui ler e meditar e olha o versículo que me aparece. Eu não preciso ficar triste. Eu não estou lá, mas eu não sou nada, a verdadeira força e escudo estão lá, com eles. Agora consigo dormir alegre.

Além disso, esse trecho desse salmo é lindíssimo. Não me lembro de ter meditado nele antes, mas está marcado como já lido. (O foco deve ter sido a primeira parte, um clamor).

“Bendito seja o SENHOR, pois ouviu as minhas súplicas. O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças. O SENHOR é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.” (Salmos 28.6-9)

Na primeira metade do salmo, Davi clama por socorro, e na segunda, confiante, já agradece. Uma coisa chamou minha atenção quando Davi diz: nele o meu coração confia, devemos nos lembrar que para Davi o coração tinha o significado que nosso cérebro tem hoje. Então esse confiar de Davi não é um confiar de intuição, de emoção. É um confiar racional, pensado, verdadeiro, de quem já viveu a experiência e já avaliou a situação.

Perceba como fica mais forte o sentido do verso quando nos lembramos disso – que o coração naquele tempo era mais do que apenas emoção – veja que Davi está dizendo que confia integralmente no SENHOR. Sem dúvidas. Sem margem para racionalizações futuras que coloquem em xeque uma “intuição”.

Essa é a confiança que devemos ter. Não é a confiança do nosso coração atual, mas a confiança de nosso coração e mente, nossa intuição e nossa razão, juntos, firmes, seguros, na fortaleza e proteção de nosso Pai.



Oremos


Pai amado, quem dera nós pudéssemos compreender tua sabedoria. Um grão de areia que fosse dela seria demais para nós.

Tua mão poderosa nos guia e protege, direcionando nossa vida por caminhos que nunca sequer imaginamos.

Sabemos, Pai, que nos conheces bem. Sabes de nossa capacidade e força e não darás um desafio maior do que suportamos. No entanto, nós sentimos, Pai.

Sentimos medo, sentimos dor, sentimos tristeza, mesmo confiantes em tua ação, mesmo sabendo que não nos abandonas, sentimos.

Pai, estamos aqui agora te pedindo força. Tu sabes quem entrou em contato conosco, rogo-te que olhes por nós e que acompanhes cada passo deles.

Pai, que os envolvidos de agora em diante sejam iluminados por tua sabedoria para que no fim prevaleça a tua vontade para tua honra e glória.

E Pai, se tua vontade for diferente da nossa, dá-nos força, sabedoria e um coração dócil para aceitá-la.

Que possamos estar presentes na caminhada apoiando no que formos capazes e sendo um sinal da tua presença.

Isso te pedimos, em nome de Jesus Amém!



Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.