158 A nossa parte do acordo


 Leitura Bíblica


“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.” (Tiago 1.22 NVI)


Hoje os estudos me levaram até a carta de Tiago “às 12 tribos dispersas entre as nações”. Ele inicia a carta alertando os irmãos quanto ao comportamento face às provações. Na visão dele as provações são motivo de orgulho e testes de perseverança para aqueles que estão verdadeiramente dispostos a seguir a Cristo.

Sua explanação segue por esse caminho até o ponto onde ele reforça a necessidade de todos viverem de acordo com o que ouvem. Que ouvir a palavra e não praticar a palavra não tem sentido nem valor.

Tiago parece contestar na sua carta duas atitudes: a fé indiferente e contemplativa, e a fé de “fachada”, ambas em desacordo com os ensinamentos de Cristo.

Tiago reforça esses pontos. De que adianta ter fé e se dizer religioso, mas não conseguir refrear sua língua? Viver segundo o Evangelho é a maneira de demonstrar a fé.

Na sequência Tiago escreve longamente sobre a fé e as boas ações. Um olhar rápido pode levar a entender que é necessário fé e boas ações para se obter a salvação, mas não é disso que se trata o texto e nem é essa sua intenção. Tiago ali questiona as pessoas que se dizem fiéis e usam dessa fé para permanecer numa posição de confortável indiferença em relação aos problemas do mundo. Tiago diz que ter fé em verdade é mais do que isso e exige a boa ação. A ação no caminho de se cumprir com os mandamentos. Fé é importante, mas é fundamental que cumpramos com nossa parte do acordo, e não há como “amar ao próximo como a mim mesmo” contemplativamente. Se eu estou numa situação de fome e frio eu quero oração, mas eu também preciso de comida e agasalho. Ter fé é amar meu irmão como a mim mesmo e suprir suas necessidades.

Provavelmente a carta de Tiago está endereçada a comunidades que não entenderam bem essa questão e que estavam confundindo as coisas relativas à fé, ao amor ao próximo e à vida segundo as Escrituras.

Hoje também temos essa confusão que se apresenta em dois lados. Temos aqueles que podendo resolver o problema do irmão oferecem “orações e bênçãos” e temos outros que trabalham e ajudam a todos, anunciando aos quatro cantos como se estivessem comprando seu lugar no céu.

Infelizmente em nenhum dos dois casos temos fé verdadeira.


Oremos

Pai querido

Mais uma semana está chegando ao fim. Protege as famílias que recebem esse texto. Que todos tenham um final de semana abençoado.

Que tenhamos a oportunidade de descansar e nos recuperar para a semana que se inicia.

Cuida de nossa saúde, abençoa nossa casa.

Isso te pedimos, em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.