157 Onde está a resposta?

 


Leitura Bíblica

“O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.” (Provérbios‬ 18.15‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.” (Provérbios‬ 18.2‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


A leitura de hoje me levou novamente a Provérbios. Um livro curioso e mais difícil de ser lido do que aparenta. A tradição credita o livro de Provérbios a Salomão. Na verdade, os estudiosos dividem o livro em várias partes, cada uma delas com origem em uma fonte diferente e escrita por pessoas diferentes (e.g. capítulo 25).

O tipo de literatura do livro de Provérbios é conhecido como literatura sapiencial (poética). Esse tipo de literatura era comum no Egito e Mesopotâmia no período em que o livro de Provérbios foi compilado e algumas partes do livro podem ser relacionadas a versões do Egito e da Pérsia.

Eu não estou dizendo que o livro é uma cópia. Por ser um livro da Bíblia, ele possui inspiração divina, e, portanto, tem alguma razão e propósito para estar lá. Mas nenhum livro da Bíblia foi ditado ou escrito diretamente por Deus, ou seja, foram escritos por homens em conexão com Deus, inspirados por ele.

Bem, voltando ao Provérbio proposto, eu li todo o capítulo e separei três provérbios que falaram comigo. Dois deles relacionados e um terceiro que comentarei em breve. Esses dois primeiros falam sobre a sabedoria – assunto recorrente do livro – e como o sábio e o tolo se comportam. Já sabemos que para o povo da época a razão e as emoções estavam no coração, que fazia o papel do cérebro.

Então, o primeiro Provérbio reforça que aquele que é inteligente busca o conhecimento, que ele treina seus ouvidos para encontrá-la. No segundo Provérbio, ele reforça dizendo que o tolo, ao contrário, não quer entender nada, antes disso prefere falar o que pensa por mais raso que seja seu pensamento.

Esse é um tema recorrente. O inteligente busca sabedoria, o tolo a despreza. A sabedoria nesse livro em alguns momentos já foi interpretada como o Espírito de Deus, dando a entender que o inteligente busca o Espírito de Deus, o Espírito Santo – pois dele vem a verdadeira sabedoria – enquanto o tolo despreza qualquer oportunidade de se aproximar de Deus.

Não sei se foi essa a intenção de Deus ao permitir que o livro fizesse parte da Bíblia. De fato, seja a sabedoria a compreensão das coisas do mundo ou a maior aproximação com Deus, parece-me ser inteligente e prudente querer ter mais sabedoria em minha vida. Ou seja, o alerta é válido independentemente da real intenção.

Um terceiro Provérbio chamou minha atenção:

“O espírito do homem o sustenta na doença; mas, o espírito deprimido, quem o levantará?” (Provérbios‬ 18.14‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ao contrário dos demais livros da Bíblia onde a presença de Deus e da aliança é lembrada, em Provérbios isso não é feito de forma ostensiva. Qual o problema?

Se fosse um Salmo, na estrofe seguinte teríamos a menção à Deus, Fortaleza e sustento na adversidade. Se fosse um livro profético em algum momento Deus enviaria a palavra de alento. Mas aqui não. No livro da Sabedoria das sabedorias, não há resposta. Por quê?

Isso chamou minha atenção. Deus é realmente brincalhão. Veja, esses livros de sabedoria eram comuns na época e muito usados como guias morais e palavras de sabedoria na instrução dos sábios e das crianças. Talvez ele tenha deixado sem resposta perguntas como essas para mostrar que nem toda a sabedoria detida pelo homem consegue salvar o homem de seus problemas, que algumas coisas só se resolvem através dele, e que quando ele está fora da equação, a conta não fecha, fica sem resposta.

Para quem é apenas sábio fica a pergunta sobre quem levantará o deprimido. Para aquele que tem fé essa pergunta é facilmente respondida.


Oremos

Pai querido, mais uma vez fui surpreendido por um presente teu em meio ao texto.

Tua sabedoria é ilimitada e me encanta buscar um pouco da compreensão de tua mensagem para nós.

Cuida de minha vida e dá-me humildade para continuar estudando e buscando cada vez mais a ti.

Protege minhas viagens – vou iniciar um período de muitas viagens – e cuida de minha família e meus filhos.

Abençoa meu trabalho. Estejas comigo nas reuniões que vou realizar.

Isso tudo te peço, em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.