156 O amor acima de tudo

 


Leitura Bíblica

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.”

(1Coríntios‬ 13.4‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Eu já meditei sobre esse capítulo. Para mim um dos trechos mais bonitos e significantes de toda a Escritura. Ontem, quando vi a sugestão do versículo, resolvi estudar toda a primeira carta aos Coríntios e tentar entender o que levou Paulo a escrever sobre o amor dessa forma.

A carta foi motivada por alguns problemas que estavam acontecendo na comunidade de Corinto. A cidade existe pelo menos desde 3000 antes de Cristo. Portuária, localizada em uma área estratégica no Peloponeso, “cosmopolita” e com um grande templo dedicado à deusa Afrodite. Na época de Paulo, conta-se que lá havia mais de 1000 sacerdotisas que todos os dias desciam à cidade para vender o corpo, cultuando o sexo. Um ambiente bastante promíscuo e de grande diversidade cultural.

Paulo permaneceu em Corinto por um ano e meio, antes de seguir viagem. Provavelmente quando estava em Éfeso recebeu a visita de alguns irmãos de Corinto com notícias da igreja local, e isso motivou a carta, que aborda diversos assuntos.

Confesso que nunca havia lido a carta dessa forma, meu entendimento mudou ao compreender melhor o que estava se passando. Depois dos capítulos iniciais onde Paulo repreende duramente a comunidade, ele passa a abordar a questão dos dons. Ao que tudo indica havia uma disputa local que estava transformando as celebrações em uma competição desorganizada de quem manifestava mais dons. Paulo, de maneira didática, esclarece a situação e então complementa com seu capítulo sobre o amor:

“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.” (1Coríntios‬ 12.31‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Esse caminho ainda mais excelente é o caminho do amor. Numa comunidade dividida, onde os grupos estavam se autodenominando-se “grupo do Paulo”, “grupo do Apolo” e assim sucessivamente, em função de quem os havia batizado, Paulo mostra que não há espaço para divisões se há amor verdadeiro.

Numa comunidade tão dividida que “competia” pelos dons do Espírito, Paulo mostra que o caminho mais excelente começa com:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.” (1 Coríntios‬ 13.1)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ou seja, de que adiantam os dons do Espírito se não existe amor? Eles se transformam em motivo de inveja, em discórdia e separação. Numa comunidade ameaçada pela divisão Paulo mostra que:

“Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios‬ 13.2, 4-7‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele está dizendo: irmãos! O que estão fazendo! Que caminho é esse que querem seguir! Por que isso??

E ainda complementa:

“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.” (1 Coríntios‬ 13.8-10‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Eu fico imaginando o esforço de Paulo para manter a igreja unida, as comunidades tão diferentes caminhando juntas na direção do Senhor. Suas cartas ficaram para a posteridade, Deus manteve essa na Bíblia em especial, um apelo à união, ao amor. Daí eu olho para o lado e vejo tantas divisões, tantas disputas, tantos seguidores de Paulos e Apolos modernos.

É curioso como o homem tem essa necessidade de separar, dividir, disputar. Pequenas coisas são motivos para grandes divisões. Lendo a carta inteira, a compreensão do capítulo 13 muda, e ele fica ainda mais bonito, ainda mais profundo, ainda mais atual.

Em tempos de direita e esquerda, de tanto radicalismo, o entendimento da Primeira Carta aos Coríntios deveria ser matéria obrigatória para todo cristão.


Oremos

Pai querido, te louvo.

Peço-te união, Pai, e capacidade de perdoar meu irmão.

Peço-te amor verdadeiro, calma e sabedoria para lidar com as dificuldades da vida.

Peço-te que me guies e cuides de minha saúde.

Abençoa, Pai, minha família e protege-nos de todo o mal.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.