155 Em que você anda confiando?

 




Leitura Bíblica

“Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está.”

(Jeremias‬ 17.7‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


A caminhada continua, hoje o versículo sugerido é novamente um trecho de Jeremias. Já estudei sobre Jeremias antes, profeta que falou ao povo de Judá, alertou sobre a queda de Jerusalém e o exílio na Babilônia.

De novo, ler um profeta exige cuidado redobrado. Sua mensagem tem um objetivo claro e um destinatário específico, e se tirada de seu contexto podemos chegar a uma conclusão torta, e gerar mais confusão.

Li o capítulo todo. Por que Jeremias estava reforçando a importância da confiança no SENHOR?

Um pouco antes ele fala:

“Assim diz o SENHOR: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR.” (Jr‬ 17.5‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Então isso explica o “mas” do versículo. Ele constrói a lógica: maldito quem confia no homem mortal, mas bendito quem confia no Senhor!

Mas por que isso agora? A mensagem é a queda de Jerusalém e de Judá. Por que trazer esse assunto de confiança? Voltei mais um pouco no texto:

“SENHOR, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum. Pode o homem mortal fazer os seus próprios deuses? Sim, mas estes não seriam deuses!” “Portanto eu lhes ensinarei; desta vez eu lhes ensinarei sobre o meu poder e sobre a minha força. Então saberão que o meu nome é SENHOR.” (Jeremias‬ 16.19-21‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

E esse trecho me emocionou. Ele explica a questão em torno da confiança, mas também prevê dias em que o poder e a força de Deus serão ensinados ao povo novamente.

Esse trecho explica os versículos sobre confiança, pois Jeremias estava atacando a idolatria que havia dominado Judá. Repreendia a confiança que o povo depositava em seus ídolos, deuses feitos por homens mortais, e, portanto, fracos e falhos, e apontava que tal confiança deveria ser colocada em Deus, o SENHOR e único capaz de salvar a todos.

Mas ele ainda diz que virão nações dos confins da terra, e Deus lhes ensinará sobre seu poder e sua força – um prenúncio do Messias? Do Novo Testamento? Da Nova Aliança? Os textos dos profetas têm aqui e ali mensagens desse tipo e por muito tempo o objetivo de ler um texto profético era encontrar referências a Jesus e assim ligar o Antigo ao Novo Testamento.

Um esforço desnecessário. Ao se observar a conexão e a história dos livros do Antigo Testamento a revelação dos planos de Deus vai acontecendo até a chegada do Messias, então, mais do que versículos soltos, a própria caminhada do povo e a história narrada no Antigo Testamento é a conexão com a nova aliança.

E o que esse conselho dado há 3000 anos tem de útil para nós hoje? Deus já revelou seu poder – Jesus já caminhou entre nós – por que ainda deveria haver na Bíblia alertas contra falsos deuses feitos por mãos humanas?

Infelizmente, mesmo com a vinda do Messias, o homem continua colocando sua confiança no homem. O engano que acontecia lá, naquele tempo, ainda acontece hoje. Nós ainda depositamos nossa esperança naquele e-mail, naquela resposta, naquela viagem, nesse encontro – ainda confiamos mais no homem do que em Deus.

Imagine como era a vida no exílio? Estrangeiro e escravo, sendo obrigado a viver num país estranho sob regras estranhas. Triste, não é? Difícil não se decepcionar ou não se deprimir.

O alerta de Jeremias se mantém atual não porque seremos exilados em uma nova Babilônia, mas porque ao colocarmos nossa confiança no homem seremos traídos. Essa traição levará à decepção. E à tristeza e depressão. E então estaremos vivendo hoje da mesma forma que um exilado, sem ânimo, sem rumo e sem forças.

Jeremias, há 2500 anos, exortava Judá a colocar sua confiança em Deus, e sua mensagem passou os séculos para hoje nos exortar a confiar em Deus, o único e verdadeiro Senhor.


Oremos

Pai amado, obrigado por ser minha rocha e minha fortaleza.

Que meu coração esteja sempre concentrado em ti.

Que minha mente tenha sempre teu propósito como principal objetivo.

Que eu confie cada vez mais em ti.

Pai, olha por todos nós, cuida de nossas vidas e nos protege do mal, em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.