154 Vivendo os milagres de Deus

 


Leitura Bíblica

“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.” (Salmos‬ 139.13-14‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


O salmo de hoje é um dos salmos que mais me emocionam na Bíblia. Sempre foi. Diversas partes dele me tocam por motivos diferentes.

Hoje, lendo o texto, comecei a pensar no Universo, em tudo que Deus fez, em algumas conversas que venho tendo sobre os assuntos desses textos e me lembrei de uma frase de Carl Sagan:

“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do Universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.”

Quando eu era criança e adolescente eu gostava muito de assistir a série que ele apresentava – Cosmos – a forma como ele falava sobre assuntos complexos me cativava.

Sagan era ateu. Mais do que ateu, ele pregava contra as religiões e a fé. Uma pena, pois, uma pessoa com aquela inteligência estudando sobre Deus certamente nos ajudaria a compreender melhor algumas coisas. Infelizmente ele escolheu ir por outro caminho.

Mas foi ele que me deu as primeiras respostas sobre a mais maravilhosa obra de Deus, o Universo. Ele que instigou em mim a curiosidade de saber mais e querer ser capaz de ensinar assim como ele ensinava, com calma e facilidade qualquer assunto.

Pensando no Universo, veio uma conversa que estou tendo com um amigo sobre milagres. Por que milagres? Qual a necessidade disso para um Deus que fez todo o Universo? O Universo por si só já é um milagre que se repete a cada nascer do sol, para que mais? Ontem eu li um trecho de um livro que apresenta uma análise sobre a narrativa dos milagres na Bíblia, e lá ele faz uma colocação interessante: em todos os milagres houve um diálogo, ou seja, houve a ação de Deus, mas também houve a participação do homem que recebeu ou pediu pelo milagre. Isso indica que para que um milagre aconteça precisamos das duas coisas. De Deus e de alguém preparado para tal; ele usa um exemplo de um casal. Maria coloca uma flor na janela sempre que João chega de viagem. Essa flor representa a alegria e o amor dos dois e é uma comemoração. João sabe disso e quando chega e vê a flor, se alegra. Todos que passam pela janela veem a flor, mas somente João sente algo especial com ela. O milagre, segundo o autor, é assim. Milagres acontecem todo dia, o tempo todo, mas eles são conversas entre Deus e a pessoa. Quem não participa da conversa vai até ver as coisas acontecendo, mas não vai entender o que significa.

Um dos milagres mais bonitos de Deus é a formação de um novo ser humano. Célula por célula se formando no ventre materno. Quantas pessoas não consideram um milagre? Para quantas pessoas a gravidez e o filho querido e amado não são um milagre, um presente de Deus tão pedido e esperado? Ele cuida de tudo, desde a primeira célula até a última batida de coração.

Por fim, a oração de hoje será formada pelos versículos finais do Salmo:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

(Salmos‬ 139.23-24‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.