152 Não abra mão da confiança

 


Leitura Bíblica

“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” (Hebreus‬ 10.35‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem o aplicativo sugeriu um texto da carta aos Hebreus. O versículo chamou minha atenção e lá fui eu novamente.

Do versículo para o capítulo. Do capítulo para a carta inteira. Da carta para livros sobre a carta. E que sermão! Tive que ler algumas vezes para tentar acompanhar tudo o que é dito.

Eu estou passando por um momento de aprendizado. Enquanto algumas coisas na minha vida parecem estar melhores para mim do que nunca, outras têm me deixado frustrado e algumas vezes sem esperança. Bate aquele sentimento de estar enxugando gelo, remando sem sair do lugar, de improdutividade e ineficácia.

Acho que por isso o versículo e a carta tenham me chamado tanto a atenção. Não se sabe ao certo quem escreveu a carta. Muitos atribuem a Paulo, outros a Barnabé e alguns ainda a Tiago. O fato é que quem escreveu conhecia muito bem as Escrituras e, também tinha facilidade com as estruturas lógicas gregas. Era alguém estudado e muito inspirado.

A carta tem uma mensagem clara: exortar os judeus convertidos a Jesus para permanecerem firmes na fé e não retornarem ao culto antigo. Todo o texto é estruturado e construído para mostrar como a aliança em Jesus é melhor, mais forte, mais poderosa e mais ampla do que a antiga aliança.

O autor lança mão de um arsenal completo de lógica, referências ao Antigo Testamento, advertências e exortações. Um sermão como poucos já produzidos.

““Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”.” (Hebreus‬ 10.16-17‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Nesse trecho o autor fala de Jeremias, mas ele fala sem maiores explicações. Ele assume que o seu público-alvo, seus leitores sabem do que ele está dizendo.

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus,” (Hebreus‬ 10.19‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.” (Hebreus‬ 10.20-21‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui mais uma vez ele usa uma mensagem direta para o judeu praticante. Que Lugar Santíssimo é esse? O Lugar Santíssimo era o local onde estava a arca da aliança no Templo e que somente o Sumo Sacerdote podia acessar, depois da oferta de sangue, para expiar os seus pecados e o do povo.

Então, era o local onde Deus se encontrava, e para chegar até ele o sacerdote oferecia o sacrifício todos os anos para se purificar e para purificar o povo e, só assim, poderia adentrar. Esse local era separado por um véu.

“Pendure o véu pelos colchetes e coloque atrás do véu a arca da aliança. O véu separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Coloque a tampa sobre a arca da aliança no Lugar Santíssimo.” (Êxodo‬ 26.33-34‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

O que o autor de Hebreus nos diz: que agora isso não era mais necessário. Que não havia mais véu e que o sacrifício perfeito fora ofertado definitivamente através de JESUS. Então não fazia mais nenhum sentido trocar a oferta perfeita que habita permanentemente o ocal Santíssimo por uma que precisa ser renovada a cada ano, mostrando a superioridade da nova aliança.

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” (Hebreus‬ 10.23‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”. Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.” (Hebreus‬ 10.37-39‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Mas por que o autor escreveu tudo isso? Para que falar tanto sobre o que parece ser tão claro para aqueles que acreditam em Jesus, principalmente aqueles que têm origem religiosa, nascidos na igreja?

Não sei ao certo. Acho que ninguém sabe. Ao que tudo indica a comunidade estava passando por um momento de aprendizado. Enquanto algumas coisas na vida da comunidade pareciam estar melhores do que nunca, outras, talvez, estivessem deixando o pessoal frustrado e algumas vezes sem esperança, com aquele sentimento de estar “enxugando gelo”, remando sem sair do lugar, de improdutividade e ineficácia.

Nessas horas o pastor surge e relembra a todos nós onde devemos manter nosso foco e nossa fé. Nessas horas ele dialoga conosco, através de textos escritos há tantos anos para pessoas tão diferentes, e nos mostra que nós não somos os primeiros, nem os únicos e nem os últimos a passar por dificuldades.

Eu fico imaginando o que estava se passando com aquela comunidade. Hoje, nós, pelo menos no Brasil, somos uma grande comunidade. Eles não eram. Muitos deles sofreram por crer em Jesus como os profetas que foram apedrejados, serrados ao meio, espancados, queimados simplesmente. Veja que eles já criam em Deus, mas por acreditar que Jesus era o Messias prometido, o Salvador, aquele que veio cumprir as profecias e nos salvar, foram perseguidos e martirizados.

Eu tenho sim esse sentimento de ineficiência às vezes, mas não se compara ao sentimento de pavor e medo de professar minha fé: de dizer o que eu acredito. De fato, não há motivo para dúvidas, não há por que retroceder, pois nós hoje, assim como eles ontem, somos “dos que creem e são salvos.”


Oremos

Pai amado, temos tanto ainda que aprender.

Tanto que ler, ouvir e viver.

Não permitas que o desânimo tome conta de nós, mas, ao contrário, nos capacita e nos dá forças para seguir em frente, aprendendo e ensinando, errando e acertando, e caminhando em sua direção.

Pai, são tantos planos e projetos, tantas ideias, que às vezes não sei por onde começar ou para onde ir. Guia meus passos. Orienta-me.

Que o meu caminhar seja o teu caminhar. Minhas mãos as tuas mãos. Minha voz a tua voz. Que eu tenha sabedoria para me calar quando for para me calar.

Cuida também, Pai, da minha saúde e a da minha família. 

Olha pelos meus filhos nesse mundo tão violento. Cuida de todos nós.

Isso te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.