146 Guarde o seu coração, dele depende toda sua vida

 




Leitura Bíblica

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios‬ 4.23‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.”

(Provérbios‬ 4.24‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.”

(Provérbios‬ 4.25‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Estive participando há algum tempo de uma feira de aviação em São Paulo, um lugar perfeito para a fofoca, a conversa nociva e os maus pensamentos.

Hoje, o versículo sugerido me levou ao capítulo 4 de Provérbios. São conselhos de um pai para um filho e eu separei esses três para pensar um pouco.

Guardar o coração pois dele depende a vida – o coração mais do que o centro das emoções era a figura utilizada para representar o pensamento, quando o pai aconselha ao filho para “guardar seu coração”, ele está alertando o filho para ficar atento ao que ocupa seu pensamento, sua mente.

Ele está dizendo – 3000 anos atrás – que nós somos aquilo que pensamos, e que não devemos dar brechas para que maus pensamentos ocupem nossa vida.

Veja como o provérbio fica mais forte quando compreendemos que não estamos falando apenas de sentimento, mas de tudo que pensamos. Ao proteger o coração, a fonte do pensamento para o povo naquela época, estamos protegendo nossa vida.

Por várias vezes eu já escrevi aqui que estava confuso, que os pensamentos não “encaixavam”, muitas ideias e atividades que me faziam sentir paralisado. Isso é um exemplo de descuido. Eu não guardei meu coração e permiti que ele vagasse descontrolado recebendo todas as influências. Deixei que se sobrecarregasse, tentando processar toda a informação de forma que outras áreas da minha vida acabaram sendo atingidas. Vigiar e guardar nossa mente é a chave para uma vida equilibrada.

Depois, o pai alerta sobre as palavras. Sobre a maldade e as palavras perversas. Esse provérbio está intimamente ligado ao anterior, pois na medida em que você tem seus pensamentos guardados não há margem para a maldade ou para palavras desconexas.

É um alerta que vem bem a calhar nos dias de uma feira onde cada encontro é uma oportunidade para falar de alguém – e saber o que falar pode fazer toda a diferença.

O terceiro provérbio é um incentivo. Ele recomenda que nosso olhar se mantenha fixo no que temos adiante de nós, que não percamos tempo nem concentração olhando para trás.

Quantas vezes esse olhar para trás da margem faz com que percamos o controle e pensamentos tristes, melancólicos nos dominem? Quantas vezes olhar para trás nos impede de aproveitar uma oportunidade que passou debaixo do nosso nariz?

Ao manter nossos pensamentos guardados e nossa boca controlada, com nosso olhar fixo no que temos diante de nós, não só seguimos os três conselhos bíblicos como também ganhamos em eficiência e objetividade.

Três conselhos simples, que estão disponíveis desde sempre e que só agora eu parei para pensar.

Que outras pérolas ainda estão espalhadas pelo texto para serem encontradas?


Oremos

Pai querido, protege-me durante meus compromissos de trabalho.

Dá-me sabedoria na apresentação que terei de fazer.

Dá-me controle e permite que eu mantenha meus pensamentos protegidos, ajuda-me a controlar minhas palavras e me dá discernimento para agir corretamente.

Afasta as pessoas com más intenções e me protege das más influências.

Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.