142 Forasteiro, mas amado e aceito.

 

Leitura Bíblica

“Assim diz o Senhor: “Contenha o seu choro e as suas lágrimas, pois o seu sofrimento será recompensado”, declara o Senhor. “Eles voltarão da terra do inimigo. Por isso há esperança para o seu futuro”, declara o Senhor. “Seus filhos voltarão para a sua pátria.” (Jeremias‬ 31.16-17‬ NVI‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Aguentem firme que Deus irá resgata-los. Mas, quando?

““Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus. De fato, depois de desviar-me, eu me arrependi; depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude’.” (Jeremias‬ 31.18-19)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Quando houver arrependimento. Quando o povo se arrepender verdadeiramente das impiedades cometidas.

As profecias de Jeremias foram utilizadas no exílio da Babilônia para exortar o povo a se manter firme na fé. Provavelmente, a profecia relembrada de tempos em tempos por outros profetas de que haveria um resgate e o retorno para Jerusalém, foi importante para que o povo não se perdesse em meio à cultura babilônica.

Lendo um pouco mais o capítulo, encontrei essa passagem:

“Estão chegando os dias”, declara o SENHOR, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o SENHOR. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o SENHOR: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao SENHOR’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o SENHOR. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.” (Jeremias‬ 31.31-34)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Houve uma época que toda interpretação bíblica buscava encontrar indícios e profecias sobre Jesus nos textos do Antigo Testamento. Imagino o que um estudioso não deve ter pensado quando esbarrou nesse trecho no passado.

Aqui, Deus já fala de um futuro mais distante, depois do retorno do povo arrependido a Jerusalém. Ele fala de uma nova aliança, que a lei será colocada no coração de cada um e que não precisarão mais de intermediários para conhecer a Deus que apagará a maldade e perdoará os pecados.

É difícil não associar esse trecho à vinda de Jesus Cristo, que fez a nova aliança e tirou o pecado e a maldade do mundo. Mas, para aquele povo essa informação não era relevante. Eles tinham problemas mais urgentes para resolver e esses problemas foram tratados nos trechos acima da profecia.

Se era intenção de Deus deixar uma pista da vinda de Cristo, isso só aconteceu quase 600 anos depois desse texto. Por muitos e muitos anos essa passagem ficou completamente sem sentido, mas foi mantida no texto, cópia após cópia, século após século.

A unidade da Bíblia é algo impressionante. Essa passagem demonstra isso ao ligar o passado com o futuro. Mostrando que o plano de Deus estava traçado e que aconteceria. Muitas coisas ainda ficam sem resposta, espero conseguir entender mais com o tempo, mas encontrar esses trechos “escondidos” na Bíblia sempre me emocionam.

Agora, minha primeira questão: por que manter esse texto na Bíblia até hoje? Ele era dirigido a um povo e a uma situação que não existem mais. Sua mensagem é clara.

Eu pensei em minha vida. Pensei se alguma vez eu cheguei perto de me sentir como um judeu se sentiu naqueles dias de exílio. Ele devia se sentir o pior dos seres humanos. O resto do resto do resto. Um eterno forasteiro numa terra estranha numa cultura diferente.

Eu me sentir pequeno não é uma “especialidade da casa”. Meu pecado é o oposto. De vez em quando, Deus me mostra o meu tamanho real, mas me sentir um forasteiro é uma constante na minha vida.

Algumas características minhas fazem com que eu me sinta diferente, e isso por muito tempo, gerou uma dificuldade tremenda para mim. Eu me acostumei a “vestir” personagens que facilitavam a interação com as pessoas enquanto escondiam o verdadeiro eu, que eu mesmo achava “esquisitão”. Isso consome uma energia tremenda e faz com que cada interação com o público seja um esforço gigantesco.

Eu me lembro de chegar em casa depois de um dia de trabalho depois várias reuniões, totalmente exausto, simplesmente por ter passado o dia todo me escondendo atrás de personagens e máscaras.

Ao sentir-se um forasteiro, você é obrigado a se adaptar e a mudar sua forma de agir e pensar o tempo todo, buscando a aceitação das pessoas. Você se sente avaliado o tempo todo.

E eis que surge uma “pessoa” que aceita exatamente como você é, com todas suas características e esquisitices. E, junto dessa pessoa, você encontra uma comunidade em que você pode ser você, sem necessidade de se esconder atrás de um personagem.

Talvez essa seja a aplicação para mim do texto. Talvez o texto queira me dizer hoje que mesmo como forasteiro num mundo estranho, cheio de mentira, enganação, pecado e ódio, um dia eu encontraria Jesus Cristo, que me aceitaria numa nova aliança. E, juntamente com outros irmãos, que também fazem parte dessa aliança, seríamos conduzidos por um caminho de lutas e dificuldades até uma nova Jerusalém.


Oremos

Pai querido, tua Palavra nos revela ensinamentos e nos dá alívio nos momentos mais difíceis.

Nós não compreendemos, Pai, por que passamos por eles, mas confiamos em tua sabedoria e nos agarramos na confiança em tua justiça.

Muitas vezes, sentimos que tua mão está pesada sobre nós e que teu rosto se afastou de nós, apenas para sermos surpreendidos pela tua glória e misericórdia. Por tua ação e bondade.

Pai, creio que tua sabedoria age hoje na vida daqueles que assim o permitem. E eu clamo para que entre em minha vida e transforme meu pensar e agir.

Pai, quero ser transformado pelo teu Espírito e ser uma ferramenta perfeita em tuas mãos. Usa-me, Senhor.

As provações se sucedem, Pai. Perdoa-me por todas as vezes que fraquejei e duvidei de ti.

Cuida de mim. Isso eu te peço em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.