134 Improvável e insondável

 


Leitura Bíblica

“Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, significando que, mediante o evangelho, os gentios são coerdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus.” (Efésios‬ 3.4-6‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


“Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

... de acordo com o eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.” (Efésios‬ 3.8-9, 11-12‬ NVI‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje quando abri a Bíblia digital, o versículo sugerido para o dia era o de Efésios. Resolvi ler e meditar sobre o capítulo onde está esse versículo.

Ler Paulo sempre me comove. Deus agiu na história preferindo o improvável. Assim foi com Abraão e Sara, depois Jacó e assim sucessivamente. A Bíblia parece querer deixar claro que as coisas aconteceram por vontade divina APESAR do homem.

Mas ao escolher Paulo, Deus parece ter agido, no mínimo, de modo sarcástico. Paulo era judeu e romano. Mas Paulo era zeloso das Escrituras e mesmo sem ter andado com Jesus como os outros discípulos, ele se dedicou com afinco na perseguição aos seus seguidores. Ou seja, ele era conhecedor da Lei, fariseu “de carteirinha” e perseguidor dos cristãos logo no início da cristandade.

Não é possível que não existisse alguém com credenciais menos improváveis. Poderia ter sido José de Arimateia, por exemplo, mas Deus escolheu e levantou Paulo.

A transformação que ocorre a partir desse encontro é algo que somente Deus consegue fazer. Paulo deixa de ser perseguidor, mas é enviado para pregar o evangelho de Deus para os gentios. Talvez, por ele mesmo, não teria saído divulgando as boas novas para os gentios, e o cristianismo poderia ter permanecido apenas como mais uma seita judaica.

Paulo pregava com convicção e fé. A fé exige uma experiência pessoal com Deus, é algo muito maior do que apenas crer; não é algo que se desenvolve ou se treina. Fé não se aprende.

Paulo tinha fé e recebeu uma missão. O mais improvável dos judeus recebeu uma missão. Ele mesmo diz: “embora eu seja o menor dos menores”, era dele a missão de espalhar a boa nova, de mostrar ao mundo que o plano perfeito de Deus havia se concretizado em Jesus.

Eu fico pensando nas pessoas que hoje fazem o mesmo. Pessoas que por opção, largam tudo e vão para lugares como Níger, Uganda, regiões dominadas pelo Estado Islâmico, Coreia do Norte, locais onde, se eles forem descobertos, morrerão.

Deus age de maneiras insondáveis. Agora mesmo ele está agindo na minha vida. Está me ensinando a ser mais dócil à influência dele. A ouvi-lo mais. A falar menos. A tomar cuidado com as palavras.

Eu decido ser transformado. Eu escolho seguir a orientação. Eu sou livre para fazer ou não. Mas ao deixar o Espírito de Deus agir livremente na minha vida, tudo se transforma e problemas antes insolúveis deixam de me assustar tanto.

Ao final do texto, Paulo orou. Vou manter a oração dele aqui e que ela seja a minha oração a Deus hoje.

“Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Efésios‬ 3.14-21)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Autor: Shailon Ian


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.