132 Deus, age em mim e não no problema.

 


Leitura Bíblica

“Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida.” (Salmos‬ 86.14‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Ontem eu li essa oração que me tocou profundamente. E mostrou o contraponto com outros salmos que já comentei onde o próprio Davi e outros salmistas, em seu desespero, pareciam se afastar de Deus.

Neste salmo, encontrei uma aula do que fazer nos momentos de desespero. Como me aproximar de Deus, como pedir ajuda, como orar por mim sem desejar o mal de ninguém.

O salmista mostra estar em profunda conexão com Deus, mesmo numa situação crítica. Não há desesperança. Sua esperança e confiança estão firmes em Deus.

Ele inicia sua oração clamando pela atenção de Deus, pedindo:

“Inclina os teus ouvidos, ó SENHOR, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.” (Salmos‬ 86.1‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

O salmista não era pobre nem necessitado de bens materiais, mas naquele momento, ele se apresenta pobre de coração e em espírito. Estava quebrantado e humilde perante o único superior a ele.

“Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia! Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar. Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.” (Salmos‬ 86.2-4)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Assim, humildemente ele pede por proteção. Clama por misericórdia. Não há uma só palavra de rancor. Uma só cobrança. Até agora ele não atacou nenhum “ímpio” nem clamou por “justiça”.

“Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. Escuta a minha oração, SENHOR; atenta para a minha súplica! No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.” (Salmos‬ 86.5-7)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Ele reconhece Deus como bom, pelo seu perdão e graça. Davi agrada a Deus e clama por ajuda. Suplica socorro.

“Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes. Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome. Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus!” (Salmos‬ 86.8-10)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Naquele tempo, Israel era a nação de Deus, mas o salmista já diz que TODAS as nações virão adorar a Deus. E deixa claro também que não há espaço para idolatria, que existe um só Deus.

Mas, mais importante: não há nenhum pedido de morte, nenhum pedido para que Deus transforme em pó seus inimigos. Ele simplesmente diz:

“Ensina-me o teu caminho, SENHOR, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome. De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é o teu amor para comigo; tu me livraste das profundezas do Sheol.” (Salmos‬ 86.11-13)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui o segundo pedido da oração. No primeiro, ele pediu proteção. No segundo, pediu orientação. Pediu que Deus aumentasse sua fé. E imediatamente agradeceu as graças alcançadas.

O salmista pede ajuda, auxílio. A mão bondosa e poderosa de Deus poderá agir, aumentando sua fé e orientando seus passos. Isso não atenta à bondade nem à misericórdia de Deus e depende apenas da sabedoria e vontade de Deus para acontecer.

“Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida. Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. Volta-te para mim! Tem misericórdia de mim! Concede a tua força a teu servo e salva o filho da tua serva. Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste.” (Salmos‬ 86.14-17‬)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Aqui o motivo da oração. Ele está sendo atacado por idólatras, pessoas cruéis que não terão dúvidas sobre o que fazer com ele.

Qual o pedido dele? Que eles virem pó? Que sejam espalhados no vento? 

O salmista faz seu último pedido: mais misericórdia. Pede por compaixão. Pede que Deus o salve e atue nele de maneira bondosa, e não, de maneira cruel nos inimigos. Ele pede para ser exemplo da glória de Deus.

Essa oração ficou comigo ontem o dia inteiro. Quantas vezes em nossas orações não pedimos para Deus agir NO PROBLEMA e não em nós?

Quantas vezes, em oração, eu acabo pedindo para Deus, por exemplo, resolver um problema financeiro. Será que não é mais inteligente pedir para ele agir em mim? Pedir orientação e sabedoria para que eu seja mais previdente e não tenha mais esses problemas?

Será que durante todo esse tempo estou orando de forma errada? Talvez os Salmos estejam aí para me mostrar exatamente isso. Ao ler, esse texto tocou meu coração por estar focado na mudança interior.

Talvez esse seja o ensinamento. Pedir corretamente. Focar na transformação interior, no que pode ser alterado.


Oremos

Pai amado, obrigado por mais esse ensinamento.

Obrigado por mudar minha vida e a forma como percebo as coisas e as pessoas.

Dá-me forças para seguir teu caminho e sabedoria para compreender seus desígnios.

Ajuda-me com minhas obrigações diárias e capacita-me nas tarefas que tem me atribuído.

Obrigado pelas oportunidades que têm surgido para te servir.

Isso tudo Pai te peço e agradeço.

Em nome de Jesus.

Amém.


Autor: Shailon Ian

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.