123 Eu sigo confiando em ti


 

Leitura Bíblica

“Ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois eles aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor.” (Salmos‬ 55.2-3‬ NVI)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬


Hoje fazendo a minha leitura, parei no Salmo 55. Ele me tocou profundamente. O pânico descrito pelo salmista de forma tão detalhada e precisa prendeu a minha atenção.

O salmo já começa com uma declaração forte. O salmista admite que algo não está bem internamente. Que alguma coisa na sua cabeça não está equilibrada. Algo aconteceu que o tirou do prumo, o tirou do centro. O que foi que aconteceu? Porque ele está assim ainda não sabemos, mas ele deixa claro que seus pensamentos o perturbam.

Ele continua reforçando que o barulho, a gritaria dos ímpios, aumentam o sofrimento dele. Isso me fez lembrar de uma conversa que tive um dia desses com minha esposa.

Costumo dizer que tenho um exército de ímpios na minha cabeça. Na maior parte do tempo eles ficam presos, contidos, mas quando conseguem se libertar ... Meu Deus do Céu! É uma bagunça! Eles me reviram internamente, certezas viram dúvidas, medos sem fundamento aparecem, a preguiça e a inação, aquele sentimento de autodestruição, tomam conta. É como se eu estivesse sendo atacado de dentro para fora. Talvez por isso esse salmo tenha chamado minha atenção. Embora não esteja assim agora, sei bem o que é estar cercado e dominado pelos ímpios em nossa cabeça.

“O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.” (Salmos‬ 55.4-5)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

“Então eu disse: Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso! Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo. Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade.” (Salmos‬ 55.6-8)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Exatamente assim. Os psiquiatras teriam um diagnóstico preciso para ele: síndrome do pânico. Ele não consegue se mover. Quer sumir, se esconder. Está paralisado. Dominado pelo medo e pela confusão interna. Incapaz de articular uma estratégia de saída. Não vê saída.

“Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!” (Salmos‬ 55.12-14)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Esse é o ponto. Como você luta contra você mesmo? Como você domina quem tem o controle nessa hora?

Um inimigo externo, definido, acaba sendo mais fácil. Você canaliza sua vontade e sua energia. Até mesmo algumas doenças, por terem forma, serem definidas, acabam se tornando mais “simples” aceitar. Mas quando o “inimigo” está “em” você? Ou é muito próximo de você? Ele é quem sempre aconselhou e caminhou com você. O que fazer quando ele se volta contra você?

Nessas horas ter alguém em quem confiar é fundamental. Alguém que nos encaminhe para o tratamento adequado – e muitas vezes precisamos sim de ajuda médica profissional, pessoas que colocaram seus dons e inteligência a serviço do bem – para controlar “esses ímpios”.

Eu mesmo me trato há 12 anos do meu TDHA e agradeço a Deus, pois ele ouviu meu clamor e colocou bons médicos em meu caminho.

“Eu, porém, clamo a Deus, e o SENHOR me salvará.” (Salmos‬ 55.16)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Curioso como Deus permitiu vários salmos em que o salmista se coloca em situações parecidas. Um clamor de socorro a Deus. Imagino como isso deve ter soado estranho para seus pares, inimigos e seguidores.

“Não é assim que funciona!” – Eles deviam pensar – “você tem que oferecer alguma coisa a Deus, você dá alguma coisa e ele devolve algo em troca! Não adianta apenas pedir! Você está fazendo errado, se humilhando à toa! Deus não gosta disso!”

Mas estavam todos enganados, era exatamente isso que Deus queria deixar para a posteridade. Queria deixar que mais vale um coração arrependido e sincero do que qualquer sacrifício ou doação. Que ele, Deus, não negocia com homens. Ele ensinou que, independentemente de quem fosse, um homem comum ou um rei, encontrava situações em que seu único recurso era pedir e aguardar a graça divina.

“Entregue suas preocupações ao SENHOR, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Salmos‬ 55.22)‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Por isso, eu sigo confiando em ti.


Oremos

Pai, obrigado por mais esse ano de vida. Que a cada ano eu consiga te servir ainda mais.

Pai, obrigado pelas experiências que me proporcionas. Os novos amigos e as oportunidades de crescimento.

Pai, obrigado pela família que me deste. Meus quatro filhos, meus irmãos e amigos, minha esposa, companheira dos momentos bons e difíceis.

Pai, obrigado por me apresentares a cada dia um pouco mais de ti e permitir que eu conheça mais de tua Palavra.

Obrigado, Pai, por me permitir ser útil.

Isso tudo te agradeço em nome de Jesus.

Amém.

Autor: Shailon Ian

Comentários

  1. Querido irmão, seus devocionais em muito abençoe a minha vida! Obedeça a Deus sempre! Parabéns! Que Deus abençoe você é a sua família abundantemente! Que Ele renove o seu ânimo e a sua alegria de viver e serví--lo! te dê vigor, aumente a sua sabedoria e te dê longevidade para serví--lo. Em nome de Jesus, amém!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, amém, parabéns Shailon excelente reflexão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

167 As aparências enganam

162 Fixe os olhos no que não se vê.

132 Deus, age em mim e não no problema.